Publicidade

Renault descarta Kardian 1.6 e já trabalha em C-SUV inédito

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

O Renault Kardian, lançado oficialmente no mercado brasileiro nesta terça-feira (19), deu início ao International Game Plan 2027, que contará com a adição de um total de 8 carros inéditos ao line-up da montadora francesa.

Durante o evento de lançamento do SUV compacto, rival do Volkswagen Nivus e do Fiat Pulse, realizado em Gramado, na região da Serra Gaúcha, Ricardo Gondo, presidente da Renault Brasil, revelou que a marca já está trabalhando no segundo modelo desse pacote de lançamentos.

Segundo o principal executivo da marca no país, trata-se de um C-SUV inédito que será produzido nacionalmente, assim como o Kardian, no polo de São José dos Pinhais, no Paraná. Posteriormente, o carro também será exportado para outras praças.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Gondo não entrou em muitos detalhes sobre como será o SUV no qual a marca já está trabalhando, mas só deverá ser revelado oficialmente em 2025. O executivo deixou escapar, porém, que ele contará com um sistema híbrido de propulsão, graças à flexibilidade da plataforma RGMP.

A Renault Group Modular Platform (Plataforma Modular do Grupo Renault, na tradução) foi projetada para permitir a fabricação de carros não apenas com motorizações diferentes, mas também com tamanhos distintos de entre-eixos e diferentes configurações do sistema ADAS. E o inédito C-SUV será maior que o Kardian, justamente para colocar a Renault na briga com "gente grande".

Kardian não terá versão 1.6

O presidente da Renault também foi questionado se há a possibilidade de inserir na linha do Kardian uma variante com motor 1.6 e câmbio manual, configuração diferente das opções apresentadas ao mercado nesta terça-feira, todas com o novo 1.0 TCe e o câmbio automatizado de 6 velocidades.

Segundo Ricardo Gondo, essa hipótese, que chegou a ser ventilada no passado, não está sendo trabalhada pela marca, pois “um SUV compacto com motor 1.0 turbo cobre 90% do segmento compacto”.

De acordo com o executivo, a única mudança futura será a saída da variante Première da linha, pois ela é uma versão específica “de lançamento”. Gondo garantiu, porém, que o lugar da topo de gama será ocupado por uma equivalente, com o mesmo pacote de acessórios.

Continua após a publicidade