Publicidade

Renault amplia equipamentos para manter Kwid, Oroch, Logan e Stepway no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Janeiro de 2024 às 18h15

Link copiado!

Divulgação/Renault
Divulgação/Renault

A Renault fez alterações nas listas de equipamentos de quatro carros da marca à venda no Brasil, mas não por vontade própria, e sim para adequar os modelos às novas exigências da legislação. Com isso, Kwid, Oroch, Logan e Stepway passam a sair de fábrica mais equipados em 2024.

As principais alterações ocorreram no pacote de acessórios do Kwid. O subcompacto, que briga para voltar a ser o carro mais barato do Brasil com o Fiat Mobi, agora oferece regulagem de faróis, botão para acionamento elétrico do porta-malas (item não-obrigatório por lei) e repetidores de seta nas laterais.

A regulagem de altura dos faróis e os repetidores de setas também foram incorporados à lista de equipamentos do Logan e do Stepway, que receberam ainda o controle de estabilidade, mais um item que se tornou obrigatório em carros 0km no Brasil.

Continua após a publicidade

A picape Oroch, por sua vez, já contava com uma extensa lista de itens que a legislação tornou obrigatórios, e foi o modelo menos afetado pelas mudanças. A Renault apenas acrescentou a regulagem da altura dos faróis dianteiros às configurações da caminhonete compacta.

Mais itens obrigatórios

A resolução aprovada pelo Contran que obrigou a Renault a adequar o pacote de equipamentos dos carros à venda no Brasil foi aprovada em 2021, mas, por conta da Covid-19, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) conseguiu postergar o prazo de implementação para o dia 1º de janeiro de 2024.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Além dos equipamentos que Logan, Stepway, Kwid e Oroch receberam, também são obrigatórios desde a virada do ano itens como:

  • Alerta de cinto de segurança afivelado no painel;
  • Luzes diurnas (DRLs);
  • Teste de impacto lateral;
  • Indicação de frenagem brusca.

Os repetidores de seta laterais, por sua vez, podem ser instalados tanto nos espelhos retrovisores, como no caso dos modelos da Renault, quanto nos para-lamas.