Publicidade

RAM 1500 BEV tem autonomia e potência reveladas; números impressionam

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis

A Stellantis revelou detalhes da vindoura picape elétrica RAM 1500 BEV, que chegará ao mercado oficialmente em 2025. A apresentação, que aconteceu durante o Salão Internacional do Automóvel de Nova York, mostrou o quão tecnológica e impressionante a caminhonete será.

Pronta para brigar com modelos como Ford F-150 Lightning e Chevrolet Silverado EV, a nova RAM 1500 BEV poderá ser adquirida em duas versões de bateria: uma de 168 kWh, que lhe confere 563km de autonomia, e outra de 229 kWh, capaz de oferecer impressionantes 800km de alcance, bem mais do que suas principais concorrentes. Ambas podem adicionar até 177 km de autonomia em aproximadamente 10 minutos com carregamento rápido DC de 800 V a até 350 kW.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além disso, a versão elétrica da RAM 1500 terá desempenho de esportivo, honrando as tradições da marca. O módulo de motorização conta com uma transmissão especial e dois propulsores elétricos que, somados, garantem 654cv e 85,6 kgf/m. O 0 a 100 km/h, segundo a Stellantis, será de 4,4 segundos.

Com relação às capacidades de carga e reboque, a RAM 1500 BEV também vai incomodar as rivais. A carga útil na caçamba será de 1.220kg, enquanto para o reboque, a picape elétrica será capaz de movimentar até 6.350kg. Para efeito de comparação, a RAM 3500, maior modelo da marca, pode levar quase 10 toneladas.

Luxo e Tecnologia seguem

Como era de se esperar, a RAM 1500 BEV será uma picape altamente tecnológica, conforme a Stellantis já havia revelado na apresentação do conceito durante a CES 2023. Para isso, a montadora tratou de rechear o veículo com o que tem de melhor em seu portfólio quando pensamos em infotenimento, segurança, refinamento e comodidades.

A picape terá a nova geração do sistema uConnect 5, que vai abrigar um cluster digital de 12,3 polegadas, uma central multimídia 100% conectada de 14,5' e uma tela voltada somente ao passageiro da frente, com ótimos 10,25'. Todas essas telas terão funcionamento dinâmico e integrado.

Complementando esse aparato, a RAM implementou um combo de sistema de áudio Klipsch Reference Premiere ultrapremium, com 23 alto-falantes. Existem saídas de som até na parte de trás dos bancos do motorista e passageiros, algo que, realmente, deve trazer mais imersão às viagens.

Em termos de segurança e assistências ao motorista, podemos esperar o que há de mais completo no mercado, algo, ao menos, condizente com suas rivais. Não se sabe, porém, qual será o nível de direção autônoma empregado na caminhonete.

Continua após a publicidade

O acabamento, por sua vez, será o melhor já visto em uma picape da marca, com materiais de excelente qualidade e que remetem, de algum modo, a natureza, sobretudo na prometida versão topo de linha Tungsten.

O que a tela para o passageiro faz?

Segundo a Stellantis, a tela do passageiro frontal terá alguns recursos bem interessantes, como o Co-Pilot (navegação e gestão de dispositivos), entretenimento e a capacidade de visualizar as câmeras externas do veículo. O monitor do passageiro conta com entrada HDMI, que permite que os ocupantes conectem telefone ou tablet, transformando a tela de toque em uma extensão espelhada de seu dispositivo, permitindo que pesquisas na Internet, música e uso de aplicativos sejam projetadas pelo sistema Uconnect 5.

RAM 1500 BEV: Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

A Stellantis ainda vai revelar as versões e preços da nova RAM 1500 BEV, mas seu lançamento está confirmado para 2025.