Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2023 | RAM 1500 Revolution não será uma mera picape elétrica

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Janeiro de 2023 às 16h30

Link copiado!

Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis

A Stellantis também está com forte presença na CES 2023 e revelou no evento seu mais novo produto, a picape elétrica RAM 1500 Revolution, um conceito do que será a primeira caminhonete eletrificada da marca norte-americana. E a julgar pelo que a empresa nos mostrou, esse modelo vem para dar muito trabalho às já anunciadas Ford F-150 Lightning e Chevrolet Silverado EV.

Concebida sobre uma nova plataforma, a STLA Frame, a RAM 1500 Revolution Concept mostrou muitas evoluções com relação ao que já vimos na RAM 1500 Rebel, versão topo de gama da variante a combustão da picape. A ideia é, realmente, passar a imagem de uma caminhonete extremamente tecnológica e futurista, e não apenas mais uma versão de um mesmo produto.

Continua após a publicidade

Para isso, a Stellantis trabalhou muito no design e nos equipamentos que vão integrar a RAM 1500 Revolution, mantendo a musculatura e luxo característicos da marca, mas acrescentando inúmeras features tecnológicas, que vão proporcionar mais segurança e sensação de conectividade à flor da pele.

Nova plataforma, mais possibilidades

Até o momento da edição desse texto, o protótipo da RAM 1500 Revolution ainda não havia chegado ao estande da Stellantis na CES, que conta com cobertura in loco do Canaltech, mastivemos acesso à base dessa picape, a nova plataforma STLA Frame, que deve da origem também a modelos maiores na linha.

Com essa plataforma, será possível acrescentar, além da nova motorização 100% elétrica, mais equipamentos de tecnologia, que vão, claro, influenciar em aspectos de segurança, infotenimento e conectividade da caminhonete. Mas, além disso, a empresa explica que mudanças sutis no interior a tornarão ainda mais usual, já que as picapes costumam ser o carro de passeio dos americanos.

Continua após a publicidade

A empresa não revelou a potência e a autonomia esperada da nova RAM 1500 Revolution, mas a bateria poderá receber uma carga de 160km em apenas 10 minutos. Sobre os motores, serão dois, um em cada eixo, e que devem dar à picape mais de 400cv — é o que esperamos.

Visão do futuro

Para a RAM 1500 Revolution, a Stellantis preparou uma roupagem completamente desligada das versões a combustão, porém mantendo características importantes, como a robustez, a musculatura, o luxo e a "assinatura" da RAM, agora mais alinhada com a eletrificação.

Continua após a publicidade

Há muita luz na picape e locais que antes seriam preenchidos por cromados agora possuem LEDs. As rodas parecem pensadas mais para o asfalto do que para o off-road, mesmo sendo um veículo de tração integral. E a altura, ao que tudo indica, será menor do que a 1500 Rebel.

O interior, segundo a Stellantis, receberá materiais reciclados e mais voltados à sustentabilidade, porém sem perder o luxo característico da marca. Além, é claro, de uma disposição completamente diferente da cabine e do painel frontal, agora com muito mais tecnologia e futurismo.

Continua após a publicidade

Segundo a empresa, a cabine é muito mais espaçosa do que antes e também está mais prática — além de mais tecnológica. Veja abaixo o que a RAM 1500 Revolution terá à disposição em termos tecnológicos:

  • Assistente Pessoal do Veículo – Assistente virtual alimentada por Inteligência Artificial (IA) que melhora a interação no veículo e no exterior com os usuários. Um avatar da Ram 3D atua como o rosto do veículo, respondendo a vários comandos de voz dos usuários. Além disso, o controle de voz permite que a Ram 1500 Revolution BEV Concept siga os comandos do proprietário enquanto eles estão fora do veículo, como fechar as janelas, tocar música, tirar uma foto e "siga-me" com o Modo Sombra.
  • Modo Sombra – Permite que o veículo siga automaticamente o motorista andando à frente do veículo. Esse recurso ativado por voz pode ser útil em situações em que o motorista precisa se mover a uma curta distância e não quer voltar para a picape, como ao pegar ferramentas ou equipamentos em um local de trabalho. O veículo seguirá o motorista a uma distância segura, usando sensores e tecnologia de câmera para navegar em torno de obstáculos. Essa inovação aumenta a eficiência, tornando o trabalho mais fácil e conveniente;
  • My Day – Planejamento inteligente de viagens com base na programação e preferências dos usuários para fornecer sugestões no momento certo e no local certo;
  • Modo de cabine – Os modos de cabine são configurações de "um botão" que ajustam vários aspectos da experiência da cabine de uma só vez, com base no tipo de uso. Eles incluem opções como Modo de Produtividade, Modo Social, Modo de Festa, Modo de Relaxamento e modos criados pelo usuário. Os ajustes incluem iluminação interior, posição e orientação do assento, opacidade da janela e claraboia, suspensão do veículo, zonas de som e conteúdo da tela;
  • Head-up Display (HUD) Avançado com Realidade Aumentada (RA) – Este recurso combina head-up display (HUD) com realidade aumentada (RA) à tecnologia avançada de câmera e sensor para fornecer assistência aprimorada à condução. A visão transparente usa a tecnologia de câmera e sensor para criar uma experiência que permite ao motorista ver objetos fora de sua visão normal. O equipamento também pode exibir informações;
  • Aplicativo de armazenamento inteligente – um aplicativo móvel que ajuda os usuários a medir objetos para determinar se eles podem ser transportados no veículo. Para obter as dimensões de um objeto, os usuários podem digitalizar o código de barras do produto ou utilizar uma ferramenta com medição de câmera de realidade aumentada integrada. O aplicativo móvel mostrará aos usuários como o objeto pode ser mais bem posicionado em seu veículo, e os projetores de cabine internos e externos ajudarão exibindo guias no local de armazenamento de destino;
  • Tela inferior ajustável e removível – pode ser usada como um tablet, tela de passageiros, estação de trabalho na caçamba, controle de veículo ou controle de videogame. Os dois monitores de 14,2” podem ser combinados para fornecer uma área de visualização maior;
  • Smart Home Control – o usuário pode controlar sua casa inteligente a partir da tela de infotainment, ajustando dispositivos como luzes, câmeras, termostatos e sistemas de som;
  • Sistema avançado de câmeras e sensores – várias câmeras e sensores trabalham juntos para melhorar a experiência de condução e fornecer funções adicionais, como captura 3D, reconhecimento de identidade biométrica e captura de fotos e vídeos 360°;
  • Projetor exterior – vários projetores embutidos fornecem uma maneira eficiente de comunicar visualmente informações ao usuário. Os projetores também funcionam como uma sala de cinema móvel, permitindo que o proprietário tenha uma sessão de cinema a qualquer hora, em qualquer lugar;
  • Capacidades autônomas – No modo autônomo de nível 3+, o veículo retrai o volante para fornecer espaço adicional para o motorista. As luzes internas, o HUD RA, os bancos inteligentes e o volante trabalham em conjunto para proporcionar ao condutor uma consciência situacional de vanguarda.

RAM 1500 Revolution: Quando será lançada a nova picape elétrica?

A RAM 1500 Revolution deve ser apresentada em sua versão final ainda em 2023, mas a produção da picape elétrica se iniciará somente em 2024. Por ser uma picape full-size, deve competir com modelos como Ford F-150 Lightning e Chevrolet Silverado EV, suas principais rivais também entre os modelos a combustão.

Continua após a publicidade

Segundo apuração do Canaltech, o Brasil pode ser um dos destinos da RAM 1500 Revolution, já que a eletrificação da linha, como parte de uma forte estratégia de modificação da frota, deve também incluir o Brasil. Vale lembrar que as picapes da RAM têm ótimo desempenho de vendas no País.