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Quais as diferenças entre as versões híbridas e flex do Pulse e do Fastback?

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Paulo Amaral e Felipe Ribeiro/Canaltech
Paulo Amaral e Felipe Ribeiro/Canaltech

O lançamento das versões híbridas do Pulse e do Fastback, os dois SUVs mais vendidos da Fiat no mercado brasileiro, levantou uma questão de imediato: quais as diferenças dos novos modelos para os já existentes, com motores flex?

Se você também ficou interessado em saber o que mudou nas novas variantes em relação aos SUVs compactos que figuram mês a mês entre os mais emplacados do país, fique tranquilo, pois o Canaltech vai explicar.

A reportagem do CT Auto esteve presente ao evento de lançamento em Campinas, no interior de São Paulo e, após conversar com os executivos da marca e ter a primeira experiência ao volante dos dois modelos, preparou uma pequena lista com o que você, consumidor, precisa saber antes de escolher qual comprar.

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5. Motorização

A primeira — e mais óbvia — das diferenças entre as versões híbridas do Fiat Pulse e do Fiat Fastback e as variantes flex dos SUVs compactos é a motorização (embora também haja semelhanças entre elas).

Todas as versões têm sob o capô o motor Turbo 200 flex. A diferença é que as híbridas, como o próprio nome entrega, têm uma parcela de eletrificação no conjunto. No caso dos novos Pulse e Fastback, ele é o chamado híbrido leve. Assim, o sistema de 12 Volts, alimentado por duas baterias (uma acoplada ao motor e outra embaixo do banco do motorista), é ligado ao virabrequim pela correia e substitui o alternador.

4. Novas tecnologias

Outro ponto importante que faz parte da lista de diferenças entre as versões flex e as híbridas do Pulse e do Fastback diz respeito às novas tecnologias embarcadas nas novas variantes dos SUVs.

A mais legal é o reconhecimento de imagem no ChatGPT dentro do WhatsApp. Ele permite que o usuário, após ler um QR Code, faça perguntas por texto, foto ou imagem (por enquanto, apenas do painel de controle) para o carro, que “responderá” até indicando em qual página do manual está a resposta. Só que, por enquanto, ele ainda confunde algumas coisinhas, como mostra a imagem acima.

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3. Isenção de rodízio municipal

Em São Paulo, carros eletrificados têm direito a isenção no rodízio municipal, ou seja, podem rodar à vontade, independentemente do dia e do final das placas. Embora os novos Pulse e Fastback sejam híbridos leves, eles se encaixam na legislação atual.

A notícia, pelo menos enquanto a prefeitura não alterar as regras, é excelente para quem precisa usar o carro todos os dias e, ao menos uma vez por semana, não terá mais que "trapacear" para evitar as multas pelos radares ou pelos agentes da CET.

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2. Menos emissão de poluentes

A penúltima, e talvez mais importante diferença entre os novos Pulse e Fastback Hybrid e os tradicionais, a combustão, está ligada à emissão de gases poluentes, problema grave do setor automotivo global, e que está mexendo até com a fórmula da gasolina.

Como testemunhamos, ao volante dos dois modelos, que a eletrificação do sistema dos SUVs não alterou cavalagem ou torque nos motores térmicos, a explicação mais lógica para a mudança no portfólio diz respeito às novas leis de emissões, que já "vitimaram" o motor Fire. Segundo a Fiat, ambos estão prontos para as fases que estão por vir do Proconve L8.

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1. Preços

O último tópico em nossa lista de 5 diferenças entre o Pulse e o Fastback híbridos e as versões flex dos SUVs da Fiat é o preço. E não é uma diferença tão grande assim, já que a marca deixou claro sua intenção de “democratizar a eletrificação” com a chegada dos novos modelos.

Assim, quem quiser comprar um Pulse ou um Fastback da família Fiat Hybrid pagará apenas R$ 2 mil a mais do que as variantes Audade e Impetus que seguem à venda em suas variantes flex.

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Confira abaixo os preços e, depois, comente conosco em nossas redes sociais qual delas, na sua opinião, vale mais a pena.

  • Fiat Pulse Audace: R$ 123.990 (T200 Flex) / R$ 125.990 (T200 Hybrid AT)
  • Fiat Pulse Impetus: R$ 138.990 (T200 Flex) / R$ 140.990 (T200 Hybrid AT)
  • Fiat Fastback Audace: R$ 149.990 (T200 Flex) / R$ 151.990 (T200 Hybrid AT)
  • Fiat Fasback Impetus: R$ 159.990 (T200 Flex) / R$ 161.990 (T200 Hybrid AT)