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Fiat lança Pulse e Fastback híbridos para "democratizar eletrificação"

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Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

A Fiat apresentou oficialmente nesta quarta-feira (6), em evento realizado em Campinas, no interior de São Paulo, seus dois primeiros carros híbridos para o mercado brasileiro: o Pulse e o Fastback.

Velhos conhecidos do consumidor local, já que há anos vêm conquistando fãs em suas versões tradicionais ou esportivas (as que ostentam o selo da Abarth), os SUVs, agora, darão início à uma nova fase dentro da montadora italiana pertencente ao Grupo Stellantis: a era eletrificada, batizada como Fiat Hybrid.

"É o momento de uma viagem nova, o começo de um caminho. O Bio-Hybrid é sustentável, acessível e que considera a realidade do Brasil", sintetizou Emanuele Capellano, presidente da Stellantis América do Sul.

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As novas versões do Fiat Pulse e Fastback chegam para ocupar uma posição intermediária na gama e substituir as tradicionais Impetus e Audace a combustão. A ideia, segundo os executivos, é que os primeiros modelos Hybrid da Fiat abocanhem uma fatia de 40 a 50% do mix de venda da família.

Fastback e Pulse terão nível básico de eletrificação

O sistema híbrido presente nos novos Pulse e Fastback é o Bio-Hybrid DBSM (Dual-Battery Switch Module). Ele une o já conhecido 1.0 Turbo Flex, de 130 cv e 20,4 kgf/m, a uma máquina elétrica multifuncional, que substitui o alternador e o motor de partida. O câmbio é o CVT de 7 velocidades, mas o conjunto, com a eletrificação, ganhou maior eficiência energética.

Assim, os dois SUVs da Fiat são os chamados MHEVs (híbridos leves). Segundo os executivos, o sistema Fiat Hybrid é capaz de gerar torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido (de 68Ah) e de íon de lítio (de 11Ah), ambas de 12V, que levam energia ao motor elétrico. O sistema gera potência de até 3 kW para, de acordo com a marca, garantir melhor performance e redução de consumo de combustível.

Essa “ajudinha” do sistema eletrificado, segundo os executivos da Fiat, baixa o consumo do Fastback em 11,5% com gasolina e e, 9,8% no etanol. No Pulse, a redução é de 10,7%, independentemente do que estiver no tanque. Além disso, o sistema reduz as emissões de gases poluentes, deixando assim tanto o Pulse quanto o Fastback aptos para encarar as próximas fases do Proconve L8, previstas para 2025, 2027 e 2029.

O Fiat Hybrid funciona por meio de quatro modos de operação: e-Start&Stop, e-Assist, Alternador Inteligente e e-Regen. O ciclo sequencial formado pelos modos de operação é exibido em tempo real no novo cluster digital de 7 polegadas (na versão Impetus) e de 3,5 polegadas da Audace. Isso faz com que o motorista consiga gerenciar, de forma lúdica, a eficiência do veículo.

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Quanto vão custar os SUVs híbridos da Fiat?

A Fiat confirmou que as vendas dos novos Pulse e Fastback híbridos terão início ainda na primeira quinzena de novembro, com os carros disponíveis nas lojas de todo o Brasil. 

Para manter o mix de vendas das versões atuais no line-up, o Pulse quanto o Fastback eletrificados terão preços atraentes, já que a proposta de ambos é popularizar os carros híbridos para uma maior parcela de consumidores.

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Desta forma, a marcca italiana da Stellantis preparou o portfólio híbrido com valores que diferem em apenas R$ 2 mil das versões equivalentes a combustão. Confira os preços.

  • Fiat Pulse Audace T200 Hybrid AT: R$ 125.990,00
  • Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid AT: R$ 140.990,00
  • Fiat Fastback Audace T200 Hybrid AT: R$ 151.990,00
  • Fiat Fasback Impetus T200 Hybrid AT: R$ 161.990,00