Produção de carros 0km sobe em agosto no Brasil, mas vendas caem
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou que a produção de carros 0km no Brasil em agosto totalizou 227 mil unidades, número que representa alta de 24% em relação a julho.
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De acordo com a entidade, porém, no somatório dos oito primeiros meses do ano, o saldo da produção ainda é um pouco negativo. Ela está 0,4% abaixo do total de carros 0km produzidos entre janeiro e agosto de 2022.
Se a produção cresceu, a venda de carros novos em agosto diminuiu em relação a julho. A Anfavea atrelou a queda de 7,9% no comparativo entre os meses ao fim dos incentivos fiscais do governo para compra de veículos 0km com preços de até R$ 120 mil.
Preços dos 0km se mantêm, mas usados caem
A Consultoria KBB (Kelley Blue Book) analisou os dados divulgados pela Anfavea e fez um levantamento sobre a variação dos modelos 0km que receberam incentivos fiscais do governo até meados de julho.
Segundo a KBB, curiosamente os carros inseridos na faixa até R$ 120 mil tiveram pouca variação no MVP (Monitor de Variação de Preços), com alta de 0,7% nos modelos 2023 e ligeira queda (0,05%) nos carros da linha 2024.
O mercado de usados e seminovos, por outro lado, seguiu a tendência apresentada no início do programa de incentivos do Governo para os 0km e continuou em queda. Segundo a análise da KBB, os carros com 4 a 10 anos de uso desvalorizaram até 1,02%, enquanto os que têm entre 1 e 3 anos de fabricação reduziram valores em até 1,06%.
A consultoria informou que fez o levantamento com base em uma amostra de 23.622 versões de carros 0km, seminovos e usados comercializados no Brasil em 2023.
O destaque positivo da lista ficou para o Range Rover híbrido, que apresentou valorização média de 4,96% em seus modelos seminovos entre janeiro e agosto deste ano.
Fonte: KBB