Preview Renault Kwid 2023 | Evolução bem-vinda e necessária
Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 22 de Janeiro de 2022 às 11h30
Depois de alguns vazamentos chegou a vez de conhecermos o Renault Kwid 2023, modelo de entrada da Renault para o mercado brasileiro. Com mudanças visuais e no pacote de equipamentos, o carrinho francês quer desbancar o Fiat Mobi, seu principal rival, mas também cumprir um papel importante dentro da estratégia mercadológica da montadora.
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Para isso, foi necessário um bom banho de loja no carrinho, que ganhou itens importantes de série, como os controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e as luzes diurnas de LED, que ajudaram a incrementar o visual daquilo que a Renault chama de "SUV dos compactos".
Debaixo do capô, uma versão modificada do valente 1.0 SCe, que agora rende 71cv e 10 kgf/m de torque, porém com consumo melhorado, saltando para médias de 10,8 km/l quando abastecido com o etanol no uso urbano.
Mas, será que essas melhorias justificam o preço cobrado? O Canaltech teve um primeiro contato com o Renault Kwid 2023 e te conta em detalhes as impressões iniciais ao volante.
Renault Kwid 2023: Primeiras Impressões
É fácil notar que o Kwid 2023 é melhor do que o modelo que estava à venda no mercado brasileiro até há alguns dias. O design recebeu retoques importantes e manteve aquela "musculatura" de SUV. Mas não se engane: o Kwid segue sendo um subcompacto bem apertado.
Pessoas com mais de 1,80m e com corpos mais largos certamente vão sofrer dentro do Kwid, mesmo atrás do volante. Porém, é inegável que o carrinho francês cumpre bem o seu papel como meio de transporte, trazendo agilidade e relativo conforto.
Entretanto, uma evolução era necessária e ela veio na forma de equipamentos de série. Agora, o Kwid está mais seguro graças aos controles de estabilidade e tração, que atuam de maneira bem presente em movimentações mais bruscas e curvas, segurando bem o hatch.
Além disso, o assistente de partida em rampa, também presente desde a versão Zen, é uma ajuda e tanto na cidade, fazendo com que a saída seja menos traumática em algumas situações — o 1.0 é bom, mas não faz milagres.
Como o Kwid 2023 anda?
O bom motor 1.0 SCe foi alterado para ser menos ruidoso e mais econômico, como mandam as novas normas do Proconve L7. Ainda será necessário que passemos mais dias com ele para uma medição mais assertiva, mas é possível notar que, ao menos no desempenho, houve uma boa melhora, mesmo que tenha sido, na ficha, de apenas 1cv — 71cv contra 70cv do motor antigo.
A direção do Kwid 2023 é elétrica, sendo bem calibrada para momentos de maior agilidade. Na cidade, porém, a leveza impressiona, deixando o veículo ainda mais fácil de manobrar.
Um ponto negativo, porém, é a visibilidade traseira e dos pontos cegos, algo que a Renault não conseguiu mudar do projeto inicial.
Tecnologia do Kwid 2023
No aspecto tecnológico, o Kwid 203 se destaca pela nova central multimídia de 8 polegadas, maior que a do concorrente Mobi. Apesar disso, ela é inferior em aspectos técnicos, sendo um pouco lenta e sem a conectividade sem fio com o Android Auto e o Apple CarPlay.
Avaliação inicial
O Renault Kwid 2023 tem a missão de não apenas superar o rival Fiat Mobi, mas também de ser o principal carro da Renault no Brasil em termos de volume de vendas, já que o Sandero está com os dias contados.
E, pelo menos nesse contato inicial que a reportagem teve com o carro, o Kwid está trilhando o caminho correto e evoluindo com qualidade.
Preço e disponibilidade do Kwid 2023
- Renault Kwid 2023 Zen: R$ 59.890
- Renault Kwid 2023 Intense: R$ 64.190
- Renault Kwid Outsider: R$ 67.690