Publicidade

5 motivos para comprar o Porsche Taycan Turbo S

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Fevereiro de 2023 às 09h00

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

O Porsche Taycan Turbo S, topo de linha da família do superesportivo elétrico da marca alemã, passou um tempo com a reportagem do Canaltech e mostrou o porquê é, hoje, um dos mais conceituados carros do segmento.

Sem exageros, dá para dizer que o coupé de quatro portas é um verdadeiro sonho sobre quatro rodas. Ele é tão impressionante que a missão de selecionar somente 5 motivos para comprar o Porsche Taycan Turbo S se tornou complicada.

Afinal, para quem dispõe de mais de R$ 1 milhão para gastar em um novo carro, há muito mais do que 5 motivos para levar o esportivo zero emissor de poluentes para casa. Mas topamos esse desafio.

Continua após a publicidade

5. Painéis digitais

Abrindo a lista de 5 motivos para comprar o Porsche Taycan Turbo S está um item que poderia ser incluído no pacote de tecnologia, mas é tão marcante que merece um tópico exclusivamente para ele: os painéis digitais.

São cinco telas no total, três delas no painel — uma para o cluster digital de 16,8 polegadas, uma de 10,9 polegadas para a central multimídia e outra posicionada em frente ao passageiro, de 8,4 polegadas, com acesso aos itens de infotenimento e confortto, como ajustes dos sistemas de som e de temperatura do ar-condicionado.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Além do trio presente no painel, há uma outra, posicionada horizontalmente no console, que também dá acesso a controles de climatização e nível de carga das baterias elétricas, entre outras funções. Para finalizar, há uma na parte traseira, destinada somente ao ar-condicionado, que é de quatro zonas.

4. Beleza

O Porsche Taycan Turbo S é, e me desculpem se a afirmação soar fútil, lindo. Não há como negar que o design do carro é, ao mesmo tempo, ousado, agressivo e futurista graças ao capô curvo, ao teto baixo e às linhas largas e baixas. Apesar de grande, o coupé é extremamente harmonioso.

Continua após a publicidade

O conjunto óptico, tanto dianteiro quanto traseiro, também se destaca e chama a atenção por onde o carro passa. Na frente, são quatro canhões em LED de cada lado, enquanto atrás um filete horizontal, também em LED, liga uma ponta dos faróis à outra, passando por toda a extensão do porta-malas.

As rodas de liga leve de 21 polegadas, calçadas com pneus 265/35 na dianteira e 305/30 na traseira, complementam o design do superesportivo alemão e não deixam dúvidas de que o modelo chega em qualquer lugar para se impor diante de qualquer rival.

3. Ronco do "motor"

Continua após a publicidade

Quem disse que não gosta de carro elétrico porque ele não tem barulho de motor, pode começar a procurar outra razão para não curtir o Porsche Taycan Turbo S. O motivo? Um recurso chamado Porsche Electric Sport Sound.

Essa funcionalidade é um dos pontos mais legais do superesportivo alemão. A marca incorporou ao pacote de tecnologia embarcada um recurso que simula o ronco do motor nos alto-falantes, que é marcante para quem está dentro do carro e também pode ser ouvido por quem está do lado de fora.

Ele não é nem um pouco parecido com o que os fãs do motor boxer de 6 cilindros da marca estão acostumados, mas também causa arrepios. Segundo a Porsche, o Electric Sport Sound foi desenvolvido pelos engenheiros para "conferir uma sonoridade ainda mais emocionante à propulsão do veículo com caráter inovador, mas sem perder a identidade sonora de um autêntico Porsche".

Ainda segundo a fabricante alemã, a funcionalidade e o "ronco fake" do motor foram concebidos "com um caráter o mais emocionante, esportivo e marcante possível".

Continua após a publicidade

Além do Porsche Electric Sport Sound, os principais destaques do pacote de tecnologia e conforto do Taycan Turbo S são:

  • Bancos com ajustes elétricos;
  • Ar-condicionado de 4 zonas;
  • Maçanetas retráteis;
  • Sistema keyless (partida sem chave);
  • Sistema de áudio Burmester 3D;
  • Pareamento com Apple CarPlay e Android Auto;
  • Saídas USB-C (duas no console central e duas para os passageiros do banco traseiro),
  • Park assist com câmeras 360º;
  • Volante multifuncional GT com aro em race tex;
  • Homelink

2. Dirigibilidade

Continua após a publicidade

A reportagem do Canaltech não levou o Taycan Turbo S para um circuito fechado, como teve a chance de fazer com o modelo de entrada da linha de elétricos da marca alemã, o Taycan 4S. Mesmo assim, foi possível observar, em uma viagem pela Rodovia dos Bandeirantes, o quanto o superesportivo é equilibrado.

Embora pese mais de 2 toneladas, o Taycan entra e sai de qualquer curva com uma suavidade impressionante, provavelmente por ter o centro de gravidade baixo, já que as baterias são instaladas no assoalho.

O Taycan Turbo S responde a cada movimentação do volante, por menor que seja, e tem na frenagem um nível de eficácia tão perfeito quanto o que está presente nas acelerações, graças aos discos carbocerâmicos com pinças gigantes e, claro, à frenagem regenerativa, igualmente eficiente.

Não custa destacar, também, que o Taycan Turbo S é muito bem resolvido no quesito segurança. A versão topo de linha avaliada pelo Canaltech, não à toa, foi a escolhida para executar o papel de Safety Car na temporada 2022 da Fórmula E.

Continua após a publicidade

Ela conta com os itens como 8 airbags, assistente de manutenção em faixa, assistência de frenagem, controle de cruzeiro adaptativo e espelhos com dispositivo antiofuscante de acionamento automático.

1. Desempenho

O motivo número 1 para comprar o Porsche Taycan Turbo S não poderia ser outro: desempenho. O superesportivo elétrico tem desempenho de sobra para conquistar até mesmo os gearheads que torcem o nariz por não ouvirem o ronco do motor — e os que não se convencem com o barulho simulado.

Continua após a publicidade

O Taycan Turbo S tem dois motores elétricos, um em cada eixo, de 380 cavalos e 53,5 kgfm de torque cada. Combinados, eles entregam ao motorista 761 cavalos de potência e 107,1 kgfm de torque imediato (no controle de largada).

A aferição oficial da Porsche indica que o Taycan Turbo S sai do 0 aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos e alcança os 200 km/h em impressionantes 9,6 segundos. Números incríveis para um carro de dimensões imponentes (4,96 m de comprimento x 1,96 m de largura x 1,37 m de altura x 2,9 m de comprimento) e que pesa 2.295 quilos.

O desempenho foi sentido de perto nos testes da reportagem do Canaltech, e as aceleradas foram fortes o suficente para fazerem "a alma sair do corpo".