Porsche recorre ao Google para driblar problemas com software da VW
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A decisão da Volkswagen de promover uma demissão em massa na Cariad, divisão da empresa voltada para o desenvolvimento de software para carros elétricos, motivou a Porsche a estreitar seus laços com o Google.
A marca alemã, que também faz parte do Grupo VW, não quer ser prejudicada pela saída de cerca de 2 mil funcionários envolvidos no desenvolvimento de software, e resolveu agir por conta própria para garantir que seus carros fiquem cobertos.
Para isso, anunciou que vai oferecer, de forma nativa, aplicativos como o Google Maps e Google Assistant em seus carros, além da possibilidade de atualizações remotas — OTA (over-the-air) aos aplicativos de smartphones Android disponíveis para o sistema Android Auto.
“Nossos clientes realizam um sonho com nossos veículos. Além do design atemporal e do desempenho excepcional, eles também desejam uma experiência digital perfeita. Temos uma abordagem aberta e estamos desenvolvendo inovações com parceiros tecnológicos líderes”, explicou Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.
Hiroshi Lockheimer, vice-presidente sênior de plataformas e ecossistemas do Google, também se mostrou satisfeito com a expansão da parceria com a Porsche, e afirmou que a ideia é fazer os consumidores usufruirem do “melhor da tecnologia em conjunto com o design da marca”.
Porsche e Apple CarPlay
A extensão da parceria entre Porsche e Google não irá afetar a relação existente entre a marca de luxo e a Apple, mais precisamente às funcionalidades disponibilizadas para quem faz uso do iOS e do Apple CarPlay.
Recentemente, a empresa informou que se tornou a primeira fabricante automotiva do mundo a integrar as funções do carro no Apple CarPlay para, de acordo com a Porsche, “criar uma experiência de usuário personalizada e inovadora”.