5 motivos para comprar o Porsche Panamera 4S e-Hybrid
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
O Porsche Panamera é um dos carros mais legais disponíveis no mercado brasileiro e os motivos são óbvios: esportividade, beleza, luxo, potência e muita tecnologia. A experiência com o sedan foi das melhores que tivemos no Canaltech e pudermos sentir no dia a dia que esse modelo vai muito além das expectativas.
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Estar em um Porsche é sempre muito bom, mas o Panamera 4S e-Hybrid pode ser considerado um dos carros mais completos da marca porque consegue aliar o DNA esportivo com momentos de sobriedade e até mesmo de "normalidade", por assim dizer. Isso sem falar na ação da eletrificação, que torna esse modelo ainda mais usual no dia a dia.
Pensando em todas as qualidades do carro, o Canaltech resolveu listar 5 motivos para comprar o Porsche Panamera 4S e-Hybrid.
5. Design
Mesmo sendo um carro com mais de 5 metros de comprimento, o Porsche Panamera consegue "ser um Porsche", apesar de seu tamanho digno de barca. O trabalho de design dos alemães é excelente e traz não apenas harmonia para o conjunto, mas também favorece uma melhor aerodinâmica, incluindo a possibilidade de levantar o aerofólio traseiro.
Olhar para o Panamera pode te trazer paz, mas há quem diga que ele esbanja agressividade. Mas não se pode negar que ele é lindo e imponente.
4. Autonomia
O Porsche Panamera 4S e-Hybrid é um híbrido plug-in, ou seja, tem uma capacidade de motorização elétrica um pouco melhor do que a de um carro híbrido comum, como o Toyota Corolla, por exemplo. Isso lhe proporciona rodar com uma boa velocidade (até 140 km/h), sem gastar uma gota de combustível, essencial nos dias de hoje.
Mas o que impressiona é que, mesmo sendo um projeto relativamente antigo, o Panamera entrega boa autonomia no modo elétrico: são 54 km com uma única carga, graças a sua ótima bateria de 17,9 kWh. Para efeito de comparação, o Volvo S60 pode rodar até 40km. Para carregar a bateria, é possível fazê-lo por meio de estações de recarga, tomada doméstica ou pelo motor a combustão.
Portanto, se o Porsche Panamera 4S e-Hybrid for seu único carro na garagem, dá para ter uma boa economia de combustível.
3. Acabamento
O Porsche Panamera tem preço que beira a casa do milhão de reais e o acabamento tem que ser condizente com esses valores. A vida na cabine é puro luxo, com materiais de excelente qualidade espalhados por todo canto, desde o painel, inteiramente em soft touch, até as portas.
Há também o uso de aço escovado em algumas regiões do carro e o console central é muitíssimo bem pensado, com todos os comandos à disposição, em uma espécie de tela com black piano.
2. Conforto
Algo que surpreende positivamente no Porsche Panamera é seu rodar suave e excelente absorção dos impactos em nossas ruas esburacadas. Isso acontece por conta da suspensão pneumática que equipa o sedan, proporcionando muito conforto e uma experiência prazerosa tanto para quem está ao volante quanto para passageiros.
Essa suspensão pneumática, aliás, trabalha com uma tecnologia que permite seu ajuste conforme a necessidade e estilo de condução do motorista. Se você quiser uma pegada mais esportiva, pode deixar o carro mais colado no chão. Se prefere um pouco mais de conforto e rodagem que "lembra" um SUV, pode subir um pouquinho mais.
Além disso, mesmo sendo um carro projetado para apenas quatro ocupantes, todos vão no maior conforto possível, graças aos bancos que "abraçam" a pessoa, além de outros mimos, como o ar-condicionado de quatro zonas.
1. Desempenho
Estamos falando de um Porsche, certo? Então vamos aos números: o Panamera 4S e-Hybrid é equipado com um motor 2.9 V6 de 440cv e 56,1 kgf/m de torque que, somado a um propulsor elétrico de 136cv e 40,8 kgf/m de torque, entrega um conjunto de 560cv e 76,5 kgf/m de torque, suficientes para levá-lo de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos.
O carro mais rápido já testado pelo Canaltech até agora é tudo aquilo que se espera dele em termos de comportamento dinâmico, com curvas extremamente seguras e uma verdadeira patada quando saímos da inércia. Nos exercícios de arranque, chegamos a ficar cansados depois de tantas porradas que o carro nos dá. É uma delícia.