Publicidade

Por que o Hyundai HB20 é tão popular no Brasil?

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Março de 2022 às 21h30

Link copiado!

Matheus Argentoni/Canaltech
Matheus Argentoni/Canaltech

Prestes a completar 10 anos de Brasil, o Hyundai HB20, lançado pela montadora sul-coreana em setembro de 2012 como primeiro carro “popular” da marca no país, caiu no gosto do consumidor e logo superou seu principal rival à época, o Toyota Etios.

De quebra, desde 2015 segue intocável no ranking dos 3 carros mais vendidos anualmente no país. Em 2021, o modelo atingiu o ápice do sucesso ao derrubar o Chevrolet Onix do topo e fechar o ciclo em 1º lugar, com 86.455 unidades vendidas.

Continua após a publicidade

Os dois primeiros meses de 2022 mostram que a tendência iniciada há uma década continua, com o HB20 liderando as vendas de carros no Brasil em janeiro, com 5.634 unidades emplacadas, e ocupando o segundo posto em fevereiro, atrás do rival Onix, com 6.161 carros comercializados.

A liderança perdida em fevereiro parece que poderá retornar para as mãos do hatch sul-coreano em março. Os resultados da Fenabrave para a 1ª quinzena apontaram o HB20 com 3.538 unidades vendidas, contra 3.340 do Chevrolet Onix.

5 motivos que fazem o HB20 tão popular

Mas, afinal de contas, por que o Hyundai HB20 é tão popular no Brasil? Reunimos alguns pontos que podem explicar a razão deste sucesso que, mesmo com o passar dos anos, continua inabalável. Confira.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

5. Tecnologia

O Hyundai HB20 é um dos hatches compactos mais tecnológicos disponíveis no mercado brasileiro. Além de contar com a tecnologia Bluelink, que disponibiliza uma série de informações do carro na tela do smartphone, ele tem mais.

O carro vem com tela touchscreen de 8 polegadas, conectividade com smartphone Apple CarPlay e Android Auto, conexão Bluetooth com streaming de áudio, acesso a agenda e histórico de chamadas, MP3 player, conexão USB, comandos de áudio e Bluetooth no volante.

Continua após a publicidade

4. Segurança

Outra razão que pode explicar o porquê de o HB20 ser tão popular está no pacote de segurança. A nova geração do hatch conta, em qualquer versão, com pelo menos 4 airbags (dois frontais e dois laterais).

Além disso, tem sistema de alerta e frenagem autônomo, que emite alerta sonoro e aciona os freios quando há risco de colisão, alerta de mudança de faixa, entre outros recursos.

Continua após a publicidade

3. Economia

A versão 1.0 com câmbio manual do Hyundai HB20 colocou o hatch da montadora sul-coreana como um dos carros mais econômicos do Brasil em 2021. Em tempos de combustível caro, esse é, sem dúvida, um dos motivos que explicam o porquê ele ser tão popular no Brasil.

De acordo com números informados pela Hyundai, essa versão do HB20, dotada de motor de 80 cavalos e 10,2 kgfm de torque, tem médias entre 9,5 km/l e 13,3 km/l (etanol/gasolina, respectivamente) na cidade, e entre 10,5 km/l e 14,9 km/l na estrada.

Continua após a publicidade

2. Desempenho

Se o motor 1.0 da versão manual prima pela economia, o 1.0 turbo (TGDI) disponibilizado a partir da variante Platinum, também manual, e para as automáticas Sport e Platinum Plus, tem no desempenho seu ponto alto.

O carro entrega 120 cavalos de potência e 17,5 kgfm de torque, o que, segundo a Hyundai, faz o HB20 se tornar ainda mais popular ao oferecer “maior agilidade no trânsito, ultrapassagens mais seguras e tranquilidade para subir as ladeiras”.

Continua após a publicidade

1. Preço

Dentro deste novo cenário, em que o preço do carro sobe quase que semanalmente, a Hyundai, que em 2022 já majorou os preços de toda a linha, ainda mantém o HB20 como um dos carros mais baratos do Brasil (pelo menos em sua versão de entrada).

A versão Sense 1.0 manual está saindo, após a redução do IPI, por R$ 70.690. Isso, sem dúvida, fecha a lista de razões que explicam o excelente posicionamento de mercado do modelo em seus 10 anos de vida no país e o porquê de o Hyundai HB20 continuar tão popular por aqui.

Continua após a publicidade

A visão da Hyundai para o sucesso do HB20

Não poderíamos encerrar o material sem consultar a própria Hyundai sobre o que ela considera chave para a caminhada de sucesso do HB20 desde 2012 no mercado brasileiro. Rodolfo Stopa, Diretor Adjunto de Planejamento de Produto da Hyundai Motor Américas Central e do Sul, enumerou as principais qualidades do modelo à reportagem do Canaltech.

“Em 2022, completamos 10 anos do HB20 no Brasil e, ao longo dessa consolidada história, tivemos mudanças significativas, visando atender os anseios dos nossos clientes. Desde o serviço de conectividade veicular Bluelink, maior oferta da motorização turbo até itens de segurança e recursos de tecnologia, conforto e sofisticação, foi possível manter todas as versões do HB20 sempre atrativas para os consumidores”, comentou.

“São esses pontos que valorizam esses atributos na hora de fechar negócio por um dos bens mais caros que uma família adquire durante a vida, além da tranquilidade da garantia de cinco anos”, finalizou o executivo.

Continua após a publicidade