Hyundai HB20 x Chevrolet Onix x Fiat Argo: qual o melhor carro 1.0 do Brasil?
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
Desde o boom dos carros 1.0 no final dos anos 1980 e começo dos 1990 que o brasileiro mantém este tipo de veículo entre os mais vendidos do país. E não é para menos, afinal são os modelos que, em geral, são muito simples, pouco equipados, mas que se colocam como um ótimo custo-benefício e, até algum tempo atrás, tinham preços realmente competitivos.
Esse cenário começou a mudar justamente com dois modelos dessa lista, o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20, que elevaram o patamar dos carros 1.0 de entrada trazendo de série itens como ar-condicionado, direção elétrica e as então novíssimas centrais multimídia.
Um pouco depois deles, mais precisamente em 2017, a Fiat resolveu sair um pouco da dupla Palio/Punto para entregar um projeto mais moderno e competitivo, capaz de superar os dois rivais líderes de vendas. Surgiu, então, o Fiat Argo, com um padrão de acabamento e conforto diferenciado dos demais, além de um bom propulsor 1.0.
Em 2021 esses três automóveis em suas gerações atuais foram os mais vendidos do segmento de hatches compactos, com o HB20 liderando com 86.455 emplacamentos, seguido bem de perto pelo Argo, com 84.644. O Onix, por sua vez, terminou com 73.623 unidades vendidas.
Mas, em um comparativo direto, qual será o melhor carro 1.0 do Brasil? Para descobrir isso, o Canaltech avaliou os três modelos e levou em consideração os quesitos a seguir:
- Design e Acabamento
- Conforto
- Desempenho
- Conectividade e Tecnologia
- Custo-Benefício
A pontuação será:
- 1º lugar: 5 pontos
- 2º lugar: 3 pontos
- 3º lugar: 1 pontos
5. Design e Acabamento
Com exceção ao Hyundai HB20, que na atual geração deu uma "piorada" no design, Chevrolet Onix e Fiat Argo seguem agradando desde os seus lançamentos. Prova disso é que a Hyundai deve efetuar uma mudança drástica de visual em 2022, apenas três anos após a chegada desse modelo.
Dá para dizer que, ao menos na aparência, Onix e Argo duelam com um empate técnico. O que muda por aqui, e que é determinante para a vitória do modelo italiano, é seu acabamento. Por mais que todos tenham o plástico duro como material predominante, o hatch da Fiat consegue manter uma boa qualidade desde o modelo de entrada.
A jogada de aplicar texturas diferentes e mais agradáveis foi muito bem pensada e acertada.
- Vencedor: Fiat Argo - 5 pontos
- 2º lugar: Chevrolet Onix - 3 pontos
- 3º lugar: Hyundai HB20 - 1 ponto
4. Conforto
Um dos quesitos mais equilibrados é o conforto, mas não podemos ir meramente pelas fichas técnicas, e sim pela sensação nas cabines. A maior distância entre-eixos é do Chevrolet Onix e a menor é a do Fiat Argo, mas, acreditem, o modelo da Fiat é mais confortável com alguma vantagem.
Isso acontece porque, além do bom espaço interno, que foi trabalhado pelo time de engenharia da marca italiana, a suspensão faz seu trabalho sendo ajustada para nossas ruas esburacadas. Não que os demais sejam desconfortáveis, mas o hatch da Fiat vai melhor.
O HB20 traz um conjunto bem equilibrado, mas ainda assim fica na terceira posição.
- Vencedor: Fiat Argo - 5 pontos
- 2º lugar: Chevrolet Onix - 3 pontos
- 3º lugar: Hyundai HB20 - 1 ponto
3. Desempenho
Por aqui a ficha técnica fez, sim, a diferença. O Chevrolet Onix tem a maior potência entre os três modelos, com seu 1.0 despejando 82cv e 10,6 kgf/m de torque. Seu 0 a 100 km/h é de 13,3 segundos, um décimo a menos do que o Argo, que é o menos potente entre os três, mas é o que tem maior torque, com 77cv e 10,9 kgf/m.
O Hyundai HB20, por sua vez, tem 80cv e 10,2 kgf/m de torque, indo de 0 a 100 km/h em 14,5 segundos.
- Vencedor: Chevrolet Onix - 5 pontos
- 2º lugar: Fiat Argo - 3 pontos
- 3º lugar: Hyundai HB20 - 1 ponto
2. Conectividade e Tecnologia
Se a disputa fosse entre os modelos topo de gama, haveria um empate entre o Onix e o HB20. Entretanto, como as versões 1.0 vêm com menos opcionais de conectividade, o modelo sul-coreano leva vantagem por ser o único com a possibilidade de instalação de um pacote tecnológico do nível do Hyundai Bluelink.
Com essa adição, o HB20 fica mais conectado e com maior interação com seu usuário graças ao aplicativo para celular, que lhe permite ter comandos remotos como partida do motor, climatização e delimitação de perímetro com navegador GPS. Além disso, há o monitoramento e rastreamento do veículo.
Os três modelos, porém, têm centrais multimídias equivalentes.
- Vencedor: Hyundai HB20 - 5 pontos
- 2º lugar: Chevrolet Onix - 3 pontos
- 3º lugar: Fiat Argo - 1 ponto
1. Custo-benefício
Há um bom equilíbrio entre as três versões de entrada do Onix, Argo e HB20. Todas dispõem de ar-condicionado, direção elétrica e o básico para sobreviver nas ruas, entretanto, como estamos falando de modelos iniciais, é justo escolher o que traz o menor preço, certo? Mais ou menos.
Por preço, o Fiat Argo venceria o comparativo, já que sai por R$ 71.490. O segundo lugar ficaria com o Hyundai HB20, encontrado por R$ 71.590 e o Chevrolet Onix em terceiro, por R$ 73.890. Entretanto, o Chevrolet é o único com seis airbags de série, motivo suficiente para justificar o dinheiro a mais.
- Vencedor: Chevrolet Onix - 5 pontos
- 2º lugar: Hyundai HB20 - 3 pontos
- 3º lugar: Fiat Argo - 1 ponto
Qual o melhor carro 1.0 do Brasil?
- Chevrolet Onix - 19 pontos
- Fiat Argo - 15 pontos
- Hyundai HB20 - 11 pontos
Mesmo sem ser o mais bonito e confortável, o Chevrolet Onix vence esse comparativo por ser o mais seguro, já que conta com seis airbags de série e tem o melhor desempenho entre os 1.0 aspirados. Mas é claro que há um grande equilíbrio entre esses modelos.
Mas queremos deixar você decidir: qual é o melhor hatch 1.0 do Brasil? Concorda com nosso comparativo?