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O "verdadeiro" carro voador está em desenvolvimento e é muito promissor

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Julho de 2021 às 09h00

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Klein Vision
Klein Vision

Os leitores do Canaltech estão se habituando a cobertura de veículos e, cada vez mais, observando os termos e produtos que são abordados por aqui. Um dos termos que mais aparecem nesse trabalho é o "carro voador", que gera muitas dúvidas e questionamentos. Por questões de certificação, os veículos elétricos com decolagem vertical (eVTOLs) são chamados de carros voadores porque não se enquadram em categorias como quadricópteros e drones, pois existem inúmeras diferenças estruturais. Essa situação, digamos assim, ganha mais um episódio graças à empresa eslovaca Klein Vision, que desenvolveu um veículo que voa e anda nas ruas de modo bem particular.

O chamado de AirCar, primeiro protótipo desse carro voador "raiz", pode voar e correr com a mesma competência e isso pode ser visto no primeiro teste operacional realizado pela Klein Vision, que colocou o protótipo para viajar entre as cidades de Nitra e Bratislava. O percurso foi feito em 35 minutos, com o carro voando a 170 km/h a uma altura de 2.500 metros, tudo graças ao ótimo motor BMW de 160cv aliado a uma hélice fixa que impulsiona o veículo. O diferencial, porém, é que depois de voar, o piloto ou motorista pode recolher as asas e dirigir para a garagem ou hangar.

Se conceitualmente podemos chamar o AirCar de carro voador, a Klein Vision o reconhece como uma verdadeira aeronave. Por isso, trabalha com certificações para operar como um pequeno avião, já que sua altura e velocidade podem ficar ainda maiores no modelo de produção massificada. Segundo Stefan Klein, criador do veículo, os modelos finais terão 300cv e serão ainda mais rápidos e eficientes. Entretanto, ele não será um eVTOL. Isso acontece porque, como pudemos ver no vídeo demonstrativo, a decolagem é feita em diagonal, como um avião comum.

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De acordo com a Klein Vision, o AirCar está com certificações válidas na Europa e Estados Unidos. No caso do Velho Continente, ele será documentado como uma aeronave CS-23, o mesmo de aviões normais, utilitários, acrobáticos e de passageiros — além da autorização rodoviária M1. Nos EUA, a FAA (Federal Aviation Administration ou Administração Federal de Aviação) certificou o AirCar na categoria de esporte leve (S-LSA), tornando-o legal para voo.

Não há previsão do início da produção massificada e vendas comerciais do AirCar.

Fonte: Engadget