Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Embraer e Skyports já planejam pontos de pouso e decolagem para carros voadores

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Junho de 2021 às 17h00

Link copiado!

Divulgação/Eve Air Mobility
Divulgação/Eve Air Mobility

A Embraer, por meio de sua subsidiária Eve Urban Air Mobility Solutions, e a Skyports, empresa especializada em vertiportos, firmaram parceria para o desenvolvimento de soluções para o futuro dos carros voadores, ou eVTOLs (veículos elétricos com decolagem vertical). O anúncio, feito na segunda-feira (22), é mais um dos movimentos da fabricante brasileira rumo ao progresso de seu projeto mais audacioso de mobilidade urbana.

As empresas irão utilizar os eVTOLs da Eve, bem como o software de Gestão de Tráfego Aéreo Urbano (UATM) e os serviços de mobilidade aérea urbana, para desenvolver um conceito que apoiará os procedimentos operacionais e o desenvolvimento do veículo e serviços. A importância de tal iniciativa é evidente, sobretudo se levarmos em conta que nos aproximamos dos primeiros lançamentos em diversos mercados ao redor do mundo. Este acordo amplia o relacionamento entre as duas organizações, que teve início de 2020, quando a Eve ainda estava incubada na EmbraerX.

Juntas, as companhias pretendem avançar rapidamente na criação de centros de operação para os veículos voadores  —os vertiportos, como serão chamados —, de modo a facilitar que os passageiros tenham a experiência do transporte elétrico do futuro e um novo modelo de mobilidade sustentável.

Continua após a publicidade

O que é um vertiporto?

Os vertiportos serão as bases operacionais dos carros voadores nas cidades, tal qual já acontece com as centenas de heliportos espalhados pelas grandes cidades. O acordo da Embraer com a Skyports prevê justamente o desenvolvimento de um ambiente e sistemas capazes de inserir esses locais na estrutura atual.

Como parte da colaboração, a Skyports contribuirá com uma avaliação de prontidão de mercado e um estudo de operação conceitual de veículos no Brasil, impulsionando o desenvolvimento da Eve no mercado de mobilidade urbana aérea no país. As duas empresas já cooperam na criação de um conceito de operações com a Airservices na Austrália e estão atualmente colaborando para desenvolver operações no Reino Unido.

Continua após a publicidade

A Embraer segue firme no desenvolvimento do seu vindouro produto e já realizou negócios importantes, com a venda de dezenas de unidades para empresas dos Estados Unidos e do Brasil. Os testes com o eVTOL também estão em andamento e o voo inaugural da versão final do veículo deve ocorrer até o final do ano. 

Fonte: Embraer