Publicidade

Primeiro voo do 737 MAX 10 pode ser o início de nova fase para Boeing

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Junho de 2021 às 08h00

Link copiado!

Boeing
Boeing
Tudo sobre Boeing

Demorou, mas a Boeing voltou a trabalhar novamente na produção e desenvolvimento de novas aeronaves. Desta vez, a gigante americana executou o primeiro voo do Boeing 737-10, antes chamado de MAX 10, o maior modelo já feito dentro da linha 737, com capacidade para 230 passageiros. O teste foi realizado na última sexta-feira (18), no Boeing Field, em Seattle, e durou pouco mais de duas horas.

A linha MAX teve que passar por um processo duro de certificação depois dos acidentes envolvendo os modelos MAX 8 em 2019. Após duras investigações, ficou comprovado que o novo sistema de segurança implementado pela Boeing nas aeronaves, o MCAS, afetou o desempenho dos aviões, muito embora tenha ficado claro, também, que os acidentes só ocorreram por falta de treinamento dos pilotos.

Continua após a publicidade

No comunicado oficial à imprensa, a Boeing fez questão de deixar a nomenclatura em 737-10, retirando o nome MAX. Com isso, a empresa espera descolar esse novo projeto da fama obtida pelos irmãos menores, muito embora especialistas afirmem que as aeronaves são seguras.

"O 737-10 é uma parte importante dos planos de frota de nossos clientes, oferecendo-lhes mais capacidade, maior eficiência de combustível e a melhor economia por assento de qualquer avião de corredor único. Nossa equipe está comprometida em entregar um avião com a mais alta qualidade e confiabilidade", disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes.

É claro que, para lançar, o novo 737, a Boeing teve que mexer no projeto. Para isso, uma série de melhorias foram adicionadas no avião nos últimos meses, como as correções necessárias no MCAS, sensores AoA (ângulo de ataque), alterações nos sistemas elétricos, entre outros.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Cada Boeing 737-10 terá o custo de US$ 134.9 milhões em suas configurações padrão.

Fonte: Boeing