Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é um carro monoposto ou monolugar?

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Junho de 2023 às 09h15

Link copiado!

Divulgação/Fórmula E
Divulgação/Fórmula E

Você certamente já deve ter ouvido a expressão "monoposto". Geralmente, esse tipo de nomenclatura é usada em carros de fórmula, como os da Fórmula 1 e Fórmula E.

Carros monoposto ou monolugar são aqueles em que existe somente um lugar para passageiro, ou seja, o motorista. Quase sempre esse tipo de veículo é utilizado para corridas, já que facilita muito a vida da engenharia para traçar metas aerodinâmicas e de peso.

Por serem leves, ajudam no ganho de velocidade e permitem que as equipes de automobilismo e mecânicos entusiastas possam usar e abusar da criatividade para a instalação de motores, sistemas de suspensão, rodas e outros adereços úteis para esses bólidos.

Continua após a publicidade

Quais são os monopostos mais famosos?

Como citamos, os monopostos são vistos comumente nas pistas de corrida, mais precisamente em campeonatos de Fórmula, como a Fórmula 1, a Fórmula 3, Fórmula E, Fórmula Renault, entre outros. Carros de corrida com mais de um lugar são inseridos em categorias de turismo, como a Stock Car, a divisão mais famosa do automobilismo brasileiro.

Existem monopostos de rua?

Não. A menos que você compre um carro de corrida e o coloque na rua, não existem carros de produção para uma pessoa disponíveis no mercado. Contudo, há modelos para dois passageiros que praticamente cumprem esse papel, como o Smart For Two e o Renault Twizzy.