Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é um carro micro-híbrido?

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Junho de 2024 às 09h30

Link copiado!

Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis

O mundo dos carros eletrificados é composto por diversos tipos de motorização, cada um deles definido por uma sigla própria, como mostramos ao explicar o que são os carros BEVs, HEVs e PHEVs. Agora chegou a vez de uma nova sigla nessa “sopa de letrinhas”, e ela diz respeito aos carros micro-híbridos.

Um carro micro-híbrido também é conhecido como MHEV. A nomenclatura teve origem no Departamento de Energia dos Estados Unidos e significa, em inglês, Mild Hybrid Electric Vehicle. Em meados de maio de 2024, a denominação também passou a ser adotada pela ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico.

A intenção do órgão é dar uma dimensão mais apropriada à eletrificação presente nesse tipo de carro e mais fiel no que diz respeito à atuação do sistema híbrido na motorização desses veículos. Assim, ela irá diferenciar os MHEVs dos PHEVs e, principalmente, dos HEVs.

Continua após a publicidade

Antes de explicar, efetivamente, o que é um carro micro-híbrido, vale uma ressalva: ele também pode ser chamado de híbrido leve, mas a inserção da nova nomenclatura surgiu para deixar mais claro o posicionamento de cada um na gama de modelos eletrificados disponíveis para o consumidor.

O que é um carro micro-híbrido (MHEV)

Um carro micro-híbrido é aquele cujo sistema elétrico não consegue tracionar as rodas sozinho. E o que isso significa, na prática? Em termos bem leigos, isso quer dizer que um carro micro-híbrido, ou híbrido leve, tem o motor elétrico atuando apenas para dar uma ajuda em ultrapassagens e retomadas.

O motor elétrico de um MHEV auxilia na hora de dar a partida no propulsor a combustão, além de trabalhar como alternador e ter a função de carregar uma bateria auxiliar de 12 ou 48V.

Por conta disso, o impacto na economia de combustível não chega a ser significativo, e os números ficam próximos dos modelos a combustão, especialmente os dotados de motores turbo.

Vale pontuar também que um carro micro-híbrido, por não ter o motor elétrico atuando sozinho para tracionar as rodas, não possui autonomia para rodar exclusivamente nesse modo. Por outro lado, como a bateria é pequena, não influencia tanto no peso final do veículo.

Continua após a publicidade

Carro micro-híbrido no Brasil

No Brasil, há uma boa gama de carros MHEVs no mercado: os principais exemplos de carros micro-híbridos são o Caoa Chery Tiggo 5X, o Kia Sportage, o Mercedes-Benz Classe C, o Land Rover Discovery e o Audi A3. A lista deve crescer com a chegada dos modelos Bio-Hybrid da Stellantis por aqui.

E você, canaltecher: qual tipo de carro eletrificado se encaixa mais no seu perfil? Ou prefere não migrar para o segmento e continuar com os modelos a combustão? Deixe seu comentário em nossas redes sociais.