Publicidade

O que é fading e o que você deve fazer?

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Junho de 2023 às 12h30

Link copiado!

Fremufilms/Freepik/CC
Fremufilms/Freepik/CC

Quando traduzimos do inglês o termo fading, um dos significados mais comuns, além de “desbotamento”, é “enfraquecimento”. Esse último é o que melhor se aplica quando utilizamos o fading como parte do vocabulário voltado para o universo automotivo.

O fading dos freios é algo que talvez muitos sequer tenham ouvido falar, mas é bom prestar atenção no conteúdo que o Canaltech preparou, pois ele diz respeito à segurança do motorista e de todos que estiverem no carro.

Quando ocorre o fading dos freios, ele pode colocar em risco o sistema de frenagem do veículo e, dependendo da situação, até provocar um acidente de trânsito. Há, porém, dicas preciosas para evitá-lo.

Continua após a publicidade

O que é o fading dos freios?

O fading dos freios nada mais é do que o superaquecimento dos componentes que formam o sistema de frenagem: discos, pastilhas e lonas, estas exclusivamente no caso de carros equipados com os velhos freios a tambor.

Para ser eficiente, uma frenagem depende do atrito entre os discos e as pastilhas ou então das lonas nos tambores. Antigamente, na época em que os carros tinham freios a tambor nas quatro rodas, o fading poderia fazer o sistema parar por completo e, com isso, impedir o motorista de conseguir brecar.

Continua após a publicidade

Hoje em dia, a ocorrência do fading dos freios é menos comum, mas ainda acontece. As maiores incidências estão diretamente relacionadas às situações em que os freios dos carros são exigidos com mais frequência.

O melhor exemplo para ilustrar uma situação cotidiana de onde pode ocorrer o fading dos freios é em descidas de serra ou ladeiras muito íngremes, pois nelas o motorista tem a tendência de segurar o carro pisando mais vezes no pedal do breque. Para quem é piloto de verdade, o fading também pode ocorrer em pistas de corrida, situação na qual a exigência dos componentes é ainda maior.

Como evitar o fading dos freios?

Continua após a publicidade

Agora que você já sabe o que é o fenômeno do fading no freio do carro, nada melhor do que aprender o que fazer para evitar o superaquecimento dos sistemas e, com isso, reduzir o risco de acidentes por não conseguir brecar de maneira precisa.

Quase todas as dicas a respeito do que você deve fazer para evitar o fading dos freios do carro estão ligadas diretamente ao modo de condução. A única exceção é a primeira delas: mantenha sempre os discos e as pastilhas em bom estado, pois peças desgastadas dissipam menos o calor e têm maior probabilidade de aquecer em demasia.

As demais dicas sobre fading e o que você deve fazer para evitar o fenômeno são as seguintes:

Continua após a publicidade
  • Utilize o freio motor para descer a serra: Lembra que explicamos detalhadamente o que é o freio motor? Pois bem, utilizar esse recurso em descidas de serra é uma forma eficaz de evitar o superaquecimento do sistema de freios e, consequentemente, o indesejável fading.
  • Acelere e freie de forma progressiva: Evitar acelerações ou freadas bruscas, além de ajudar a economizar combustível, também é fundamental para manter a capacidade de frenagem em 100% e fugir do fading.

Se mesmo utilizando essas dicas o fading aparecer e a capacidade de frenagem do carro ficar reduzida, não se desespere. Na maioria das vezes bastam alguns minutinhos para o sistema esfriar e tudo voltar a funcionar normalmente, ok?