Publicidade

O que é freio motor?

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Maio de 2022 às 10h00

Link copiado!

Dicson/Unsplash/CC
Dicson/Unsplash/CC

Em tempos de carros cada vez mais modernos, com sistemas de última geração que aceleram, freiam e até fazem curvas sozinhos, alguns pontos básicos, e muito úteis para aumentar a vida útil de certos componentes, hoje são desconhecidos de boa parte da nova geração de motoristas. Quer apostar? Você sabe, por exemplo, o que é o freio motor? E como utilizá-lo?

Para começar a conversa, vale explicar que freio motor, ao contrário do que muitos podem pensar, não é um recurso exclusivamente utilizado por quem dirige caminhões. Ele existe, pode e deve ser utilizado por motoristas de carros e tem como principal benefício preservar a vida dos freios do veículo.

“Freio motor, no nosso jargão, é a redução de velocidade provocada pelas resistências ou atritos internos de motor e transmissão. O freio motor auxilia a frenagem, exigindo menor desgaste no sistema de freios”, explicou Roger Guilherme, gerente de Engenharia da Volkswagen do Brasil, à reportagem do Canaltech.
Continua após a publicidade

Como usar o freio motor?

A principal indicação para a utilização do freio motor é quando o motorista tem pela frente descidas muito longas ou muito íngremes. Nesses casos, a recomendação é utilizar a mesma marcha que seria utilizada se ele tivesse que encarar a ladeira na direção oposta, ou seja, subindo.

Resumindo: ao invés de descer uma ladeira em quarta ou quinta marcha e, com isso, ter que controlar a velocidade do carro pisando mais forte no freio, a simples redução para terceira ou segunda marcha fará com que o freio motor trabalhe, ajude a segurar o carro e poupe efetivamente o desgaste maior do freio em si.

Continua após a publicidade
"Com o câmbio engatado e o veículo com velocidade, mas sem tração, ou seja, com o motor não gerando torque positivo, e sem ação dos freios, a velocidade diminui por causa de resistências do ar, do rolamento dos pneus e do freio motor, ou seja dos atritos oferecidos por peças internas à transmissão (engrenagens, movimento do óleo, mancais, etc) e ao motor (pistões, comando, bomba de alta pressão, mancais, etc)", explicou o engenheiro da Volkswagen.

Dá para usar freio motor em carro híbrido?

Agora que já explicamos o que é freio motor e como usar o recurso em carros mais populares, vamos responder o “x” da questão, e que é bastante relevante nos dias atuais. Afinal, dá para usar freio motor em carros híbridos?

Para esclarecer o assunto, mais uma vez a reportagem do Canaltech contou com a expertise e a gentileza de Roger Guilherme, gerente de Engenharia da Volkswagen do Brasil.

Continua após a publicidade
“Em veículos híbridos ou mesmo nos sistemas Start-Stop Recuperation, da Volkswagen, (chamados de micro híbridos - já em série) ele pode, inclusive, ser propositadamente gerado, aumentado, via tensão elétrica resistiva no motor elétrico ou no alternador inteligente, visando aproveitar a inércia do carro para produzir corrente elétrica para a bateria, cuja energia será usada posteriormente, por exemplo, para acelerar o veículo com menor carga (e consumo) do motor a combustão”.

Traduzindo a excelente explicação do executivo de engenharia da Volkswagen em um tom mais simples: sim, dá para usar freio motor em carros híbridos, e esse uso também prolonga a vida útil e os componentes do veículo.

E aí: o que está esperando para começar a usar o freio motor no seu carro?