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Tipos de freio: quais são e como funcionam

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Janeiro de 2023 às 11h00

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Lightfield Studios/Envato/CC
Lightfield Studios/Envato/CC

Os freios dos carros são, assim como os pneus, itens fundamentais para a segurança dos ocupantes. Por conta disso, precisam estar sempre em perfeito funcionamento para cumprir seu objetivo principal: reduzir a velocidade do veículo, seja ele um carro, moto, caminhão, etc…, até a completa estagnação.

Sem levar em conta o freio de estacionamento (popularmente chamado de freio de mão), existem três tipos de freios diferentes para os carros: freio a disco, freio a tambor e freio ABS. Cada um deles possui suas particularidades e funciona de forma diferente. Todos, porém, exigem os mesmos cuidados.

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Para ajudar você que preza pela saúde do carro (e dos ocupantes dele) a deixar os freios sempre em ordem e, assim, garantir um veículo mais seguro, vamos falar um pouco mais sobre cada um deles e quais cuidados tomar.‌

O que é o freio a tambor

O freio a tambor é um tipo de freio chamado de mecânico, que fica conectado às rodas por meio de lonas ou calços, também chamados de sapatas. Ele ganhou este nome por conta do formato, já que é composto por duas partes (ou panelas) que, quando unificadas, formam um tambor.

Entre as vantagens do freio a tambor estão a maior durabilidade e o custo menor. Por outro lado, este tipo de freio tem menor precisão na hora de estancar o carro e costuma superaquecer com mais facilidade, pois o tambor tem dificuldades na hora de dissipar o calor.

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Como funciona o freio a tambor

O freio a tambor é ativado hidraulicamente. Isso significa que, quando o motorista aciona o pedal para brecar o carro, os pistões se expandem com a transmissão do fluido e isso faz com que as sapatas e as placas de fricção sejam empurradas contra o tambor que fica posicionado na lateral da roda.

Em resumo, pode-se dizer que a fricção causada entre a lona e o tambor é a responsável pela diminuição da velocidade do carro e, dependendo da força aplicada, da eventual parada do veículo.

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O que é o freio a disco

O freio a disco é feito de cerâmica, carbono-cerâmica ou ferro fundido, e é um dos mais comuns a equipar os carros vendidos no Brasil, especialmente nas rodas dianteiras, pois são elas que suportam a maior carga de frenagem. Alguns modelos, é bom dizer, têm freio a disco nas quatro rodas.

Uma das diferenças do freio a disco em relação ao freio a tambor é que ele vem acompanhado por pastilhas de freios, normalmente fáceis de trocar e de baixo custo, com vida útil entre 25 mil e 35 mil quilômetros.

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Como funciona o freio a disco

O funcionamento de um freio a disco é bastante simples. Como o nome já entrega, ele funciona por meio de um disco (sólido ou ventilado) que fica preso ao cubo da roda. Quando a roda gira, o disco gira junto com ela.

Sempre que o motorista aciona o pedal de freio, uma pinça fixa, que carrega as pastilhas dentro dela, "morde" o disco sempre que há o atrito entre as pastilhas. Isso causa a desaceleração e a frenagem completa do carro.

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O que é o freio ABS

O freio ABS é item obrigatório por lei em todos os carros vendidos ou fabricados no Brasil desde o início de 2014, e não à toa. O chamado Antilock Breaking System (Antitravamento do sistema de freios) é, em palavras objetivas, o sistema que evita que as rodas do carro travem no caso de uma frenagem mais brusca.

A principal função do freio ABS é dar ao motorista o controle total do carro no caso da necessidade de frear em uma emergência e, assim, conseguir desviar de um outro veículo ou de pedestres, evitando colisões e atropelamentos.

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Como funciona o freio ABS

O ABS, de forma simples e direta, não foi feito para brecar a roda, e sim para aliviar os freios. Ele utiliza sensores para verificar a velocidade do carro e, no momento em que o pedal de freio é acionado, o sistema analisa se a frenagem vai travar uma ou mais rodas.

Ao perceber esta possibilidade, ele atua de forma independente para evitar que isso ocorra, aplica pressão, pinça disco ou o tambor e solta repetidas vezes, em um curto espaço de tempo.

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Cuidados necessários com os freios

Manter os freios em bom funcionamento é essencial para rodar com segurança e, para isso, é necessário tomar alguns cuidados. Os principais são os seguintes:

  • Troca das pastilhas - É recomendável efetuar a substituição do jogo de pastilhas sempre que a espessura delas estiver menor do que 2 milímetros. Leve o carro periodicamente ao seu mecânico de confiança e peça para que a checagem seja feita;

  • Manutenção do disco de freio - No caso dos freios a disco, o conselho de visitar o mecânico de costume também é válido. É ele quem determinará se chegou a hora da substituição da peça ou, então, de fazer um simples recondicionamento para tornar o carro novamente 100% seguro;

  • Eixo traseiro - Apesar de os freios das rodas dianteiras apresentarem um desgaste maior mais rapidamente, pois, como já dissemos, são os que agem mais a cada pisada no pedal, não há como deixar de verificar, sempre que possível, como estão os componentes do eixo traseiro. Afinal, eles são igualmente importantes para a manutenção da segurança do sistema;

  • Fluidos - Os fluidos de freio também precisam ser checados de forma constante. No geral, eles devem ser trocados a cada dois anos para evitar que comecem a absorver a umidade e, com isso, passem a ferver dentro do sistema.
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E aí? Entendeu direitinho o funcionamento de cada tipo de freio e a importância de manter o sistema sempre bem cuidado e em pleno funcionamento? Comente conosco em nossas redes sociais e, claro, dirija com segurança.