Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é freio ABS?

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Maio de 2022 às 09h45

Link copiado!

Vlad Grebenyev/Unsplash/CC
Vlad Grebenyev/Unsplash/CC

Item obrigatório por lei em todos os carros vendidos ou fabricados no Brasil desde 1º de janeiro de 2014, o freio ABS é fundamental para ajudar a salvar vidas em acidentes de trânsito. Se você ainda não sabe o que é freio ABS, ou não entende a importância dele, tudo bem.

Hoje o Canaltech vai explicar, de uma maneira simples, como funciona esse tipo de freio e porquê ele se tornou item obrigatório nos carros comercializados no Brasil quase que ao mesmo tempo em que a lei exigiu airbags duplos.

O que é freio ABS?

Continua após a publicidade

Antes de tudo, vamos esclarecer que a sigla ABS vem do inglês Antilock Breaking System, ou, em bom português, antitravamento do sistema de freios. Então, resumindo, freio ABS é o sistema que evita o travamento das rodas em caso de frenagens bruscas.

O recurso que evita o travamento das rodas do carro é fundamental, pois dá ao motorista o poder de continuar no controle da direção e, com isso, tentar fazer as manobras necessárias para evitar uma colisão ou um atropelamento.

Como funciona o freio ABS?

Continua após a publicidade

Agora que você já sabe o que é freio ABS, vamos explicar, de forma rápida e objetiva, como funciona o sistema que diminui o número de acidentes e mortes no trânsito.

O freio ABS faz uso de sensores para verificar a velocidade do carro e, quando percebe que a frenagem vai travar uma ou mais delas, atua de forma independente para evitar isso, aplicando pressão, pinçando o disco ou o tambor e soltando repetidas vezes.

Em outras palavras, a principal função do ABS não é diminuir o espaço da frenagem, mas sim dar ao condutor a chance de manter o controle do veículo. Dessa forma, o ABS não foi feito para frear a roda, mas para aliviar os freios.

Continua após a publicidade

Dica para usar o ABS

A dica para usar corretamente o freio ABS, ironicamente, é oposta ao que os motoristas mais velhos normalmente são aconselhados a fazer quando precisam realizar uma frenagem de emergência em carros que não têm o sistema.

Quem é das antigas, provavelmente vai se lembrar do seguinte conselho: “Nunca trave o freio. Aperte e solte várias vezes, senão as rodas travam”. Lembrou, não é? No caso do ABS, o conselho é completamente diferente.

Ou seja, o ideal é que o condutor pise no pedal de freio com tudo, já que fazer isso não irá travar as rodas. E não se assuste se você sentir fortes vibrações no carro, pois isso é normal e mostra que o ABS está funcionando adequadamente.

Continua após a publicidade

Por isso, resista à tendência de aliviar o pé do breque e deixe o freio ABS fazer o trabalho dele. Desta forma, você conseguirá manter o controle da direção para desviar dos obstáculos à frente e levar o carro para um lugar seguro e, se tudo der certo, livre de acidentes.