Publicidade

O que é a octanagem da gasolina?

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Novembro de 2023 às 11h30

Link copiado!

Beejes/Pixabay/CC
Beejes/Pixabay/CC

Você certamente já ouviu falar que encher o tanque com uma gasolina de maior octanagem traz benefícios e melhora a performance do carro, certo? Mas você sabe o que é a tal octanagem da gasolina e se ela realmente altera o desempenho?

Vamos explicar tudo para você, mas começando pelo começo (com o perdão da redundância). Então, vamos lá.

Continua após a publicidade

Seringa de injeção

Em termos técnicos, de acordo com a definição do site Brasil Escola, a octanagem “é o índice de resistência à detonação dos combustíveis automobilísticos”. E em “português”, o que isso quer dizer?

Em termos leigos, ou em bom português, a octanagem da gasolina pode ser comparada a um líquido dentro de uma seringa de injeção.

No caso do remédio, quanto mais denso e forte o líquido, mais o corpo sentirá a entrada dele. Transportando para o setor automotivo, quanto maior a octanagem, maior a “explosão” da gasolina para empurrar o pistão do motor e ajudar a movimentar o carro.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Mais octanagem, mais desempenho?

Agora que explicamos, em termos mais simples, o que é a octanagem da gasolina, vamos esclarecer também as duas principais dúvidas que costumam surgir em relação ao assunto:

  1. Ela afeta o desempenho do carro?
  2. Será que quanto maior a octanagem, melhor para o carro?
Continua após a publicidade

Em relação ao desempenho, a resposta curta e grossa é que “SIM”, a octanagem afeta o desempenho do carro. Não à toa, os carros flex, quando abastecidos com etanol, acabam entregando mais desempenho do que com gasolina comum, pois o biocombustível tem 112 RON de octanagem, ante 93 RON do composto fóssil.

É importante esclarecer, porém, que o fato de uma gasolina com maior octanagem dar ao carro um desempenho melhor não quer dizer que ele aumentou a potência do veículo. A potência, independentemente do combustível no tanque, é a indicada no manual. O que muda é a porcentagem de entrega dela.

Em relação à segunda dúvida, sobre um combustível com maior octanagem ser melhor para o carro, a resposta correta é “DEPENDE”. Por um lado, o uso dessa gasolina com maior octanagem é positivo, pois ele é de melhor qualidade e, portanto, oferece mais benefícios para os componentes do motor do carro.

Continua após a publicidade

É importante frisar, porém, que em carros com motores 1.0 ou 1.6 aspirados, mais comuns em modelos populares, a maior taxa de compressão da gasolina com mais octanagem não terá tantos efeitos práticos e, por isso, menos benefícios a oferecer.

Então, resumidamente, quanto maior a octanagem da gasolina, mais desempenho o carro terá; porém ele não conseguirá se beneficiar disso se o motor for 1.0 ou 1.6 aspirados.