Publicidade

Quantos litros de gasolina têm na reserva do tanque do carro?

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Junho de 2022 às 11h30

Link copiado!

Divulgação/Envato
Divulgação/Envato

Quem já experimentou, por necessidade ou adrenalina, a sensação de rodar com o carro praticamente sem combustível, e a luzinha indicando que o tanque está na reserva acesa por um tempão no painel, não sabe quantos problemas a prática pode causar.

Em tempos de gasolina cara, os casos de pane seca aumentaram muito, não apenas pelo valor do combustível, mas também por conta do desconhecimento a respeito de quantos litros de gasolina tem na reserva do carro.

Para evitar sustos, danos aos sistemas do carro, pontos na carteira e prejuízo financeiro (sim, ficar com o carro sem gasolina rende multa ao motorista), o Canaltech vai responder à “pergunta do milhão”. Afinal de contas, quantos litros de gasolina tem na reserva do tanque do carro?

Continua após a publicidade

Reserva do tanque: não há um padrão

Quem esperava por uma resposta exata a respeito de quantos litros de gasolina tem na reserva do tanque do carro, vai seguir esperando. Na verdade, não existe um padrão, nem mesmo por fabricante, sobre qual a porcentagem de litros que os carros precisam ter na reserva do tanque.

O que há, por outro lado, é uma média, que varia de acordo com o tamanho do carro. Quanto maior o modelo (sedans grandes, SUVs), maior a capacidade total do tanque e, portanto, da reserva. Carros menores, como hatches com motor 1.0, tendem a ter uma reserva de gasolina com menos litros no tanque.

Continua após a publicidade

Assim, a quantidade de gasolina que um carro tem na reserva costuma girar entre 5 e 10 litros, conforme o tamanho dele. É importante explicar que, apesar do nome “reserva”, não se trata de um segundo tanque, menor, dentro do principal.

Esses litros, na verdade, correspondem ao mínimo que cada fabricante configura no carro para que a luzinha acenda no painel e alerte o motorista que é hora de ir a um posto de combustível.

Andar na reserva faz mal para o carro?

Andar com o tanque do carro na reserva, sem saber exatamente quantos litros você tem para rodar, pode causar um prejuízo bem maior do que uma parada prematura no posto para reabastecer. Os problemas que uma pane seca pode causar certamente levarão muito mais prejuízo ao bolso do dono do carro do que uns litrinhos de gasolina.

Continua após a publicidade

A reportagem do Canaltech conversou com Douglas Quirino, proprietário de um Centro Automotivo em São Paulo, responsável por cuidar da manutenção de parte das viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. E ele foi claro quando questionado sobre o assunto: evite rodar com o carro na reserva.

Segundo Quirino, os dois problemas mais comuns que acontecem quando se roda com o carro praticamente “no cheiro”, como muitos dizem, são o entupimento dos bicos de injeção eletrônica (por causa da sujeira que fica acumulada no fundo do tanque, e acaba se desprendendo) e a queima da bomba de combustível.

Quem também alerta sobre os problemas que podem surgir ao se “aventurar” por aí com o tanque vazio foi a General Motors. Em nota enviada à reportagem, a orientação foi clara: nada de andar “no cheiro” ou “no osso”.

Continua após a publicidade
“A GM orienta ao motorista a evitar deixar o nível de combustível do veículo muito baixo. Caso a luz de alerta do marcador se acenda, deve-se abastecer o carro o mais breve possível. A autonomia em situações como esta pode variar conforme o tipo de veículo, a sua utilização, o tipo de combustível, além das condições da via, do clima e do trânsito”.

Pane seca rende multa e pontos na CNH

Além do prejuízo causado por eventuais problemas com o sistema de injeção eletrônica ou na bomba de combustível, não ter ciência de quantos litros de combustível cabem na reserva do carro e sofrer com uma pane seca também pode render multa ao motorista.

Continua após a publicidade

De acordo com o artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), se o carro sofrer a popular “pane seca”, o bolso do proprietário também ficará mais “seco”. A legislação prevê punição para os donos de veículos por “colocarem em risco a segurança do trânsito ou interromperem o fluxo dos demais”.

A pena para pane seca é multa em dinheiro, que em junho de 2022 está em R$ 130,16. Além disso, a infração rende quatro pontos na carteira de habilitação, por ser considerada uma infração média. O carro também precisará ser removido do local por meio de um guincho, com as custas de remoção e estadia no pátio do Detran por conta do proprietário.

Diante de tantos problemas, é melhor não se arriscar saindo por aí rodando com o carro sem saber quantos litros exatamente cabem na reserva do tanque e, por precaução, deixar sempre o ponteirinho bem longe do vermelho, certo? O ideal para evitar sustos e surpresas desagradáveis, segundo os especialistas, é manter o nível por volta de 1/4.