Publicidade

Novo Volkswagen Polo fica mais barato e ganha mudanças visuais e no motor

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Setembro de 2022 às 14h10

Link copiado!

Divulgação/ Volkswagen
Divulgação/ Volkswagen
Tudo sobre Volkswagen

A Volkswagen divulgou nesta segunda-feira (19) todos os detalhes do Novo Polo, primeira reestilização da atual geração do hatch compacto premium. Além das mudanças visuais, o carro teve alterações em sua lista de equipamentos, no motor e no preço. Agora, ele está mais barato nas versões topo de gama Comfortline e Highline.

A montadora explicou as mudanças que fez no Novo Polo. A começar pelo design, que ganhou ajustes para ficar mais alinhado com o que já é praticado na Europa, com farois de LED em todas as versões e a remoção das luzes de neblina.

Além disso, a grade ganhou um formato mais retilíneo e "musculoso", mesma orientação dada à traseira, que é praticamente igual ao modelo anterior, mas que teve alterações na nomenclatura do carro, agora posicionada no centro da porta, e no desenho das luzes.

Continua após a publicidade

No interior, a Volkswagen preferiu manter o padrão do painel, modificando um pouco a aparência do acabamento em plástico, que agora tem uma "estampa" que imita carbono. O volante agora é o mesmo do VW Nivus e a central multimídia é a VW Play, disponível como opcional no modelo Comfortline e de série no Highline. O cluster segue sendo digital, com opções de 8 ou 10,25 polegadas.

Outra novidade do lançamento do hatch compacto é o Kit Black. Uma seleção de itens com acabamento especial em tons escurecidos, assim como já acontece em modelos de outras montadoras, como o Chevrolet Onix Plus Midnight.

Continua após a publicidade

Na lista estão rodas de liga leve, spoiler traseiro e cobertura do espelho retrovisor, tudo pintado na cor preto brilhante. Também estão no pacote cobertura dos parafusos da roda, capa para chave, tapetes de borracha para o assoalho, tapete de borracha para o porta-malas e soleiras.

Novidades na VW Play

A VW Play passa a oferecer novas experiências de usabilidade. Para o Novo Polo, ganhou o Abasteça Consciente, aplicativo recém-anunciado que calcula emissões e consumo do etanol. Foram acrescentados ainda os apps My Turner, com todos os canais de rádio do mundo, o jogo Serpens, para momentos de descontração, e o Dry Wash, com serviços e lavagem de veículo.

Continua após a publicidade

Motor menos potente e mais econômico

A maior mudança — e que surpreendeu a todos no lançamento do Novo Polo — foi no motor 1.0 turbo. Agora ele tem 116cv e 16,8 kgf/m de torque tanto na gasolina quanto no etanol, bem menos do que a versão anterior, que tinha 128cv e 20,4 kgf/m de torque, um dos grandes trunfos do hatch.

Segundo a Volkswagen, essa mudança foi para tornar o carro mais eficiente do ponto de vista energético, mas a agilidade segue a mesma. Isso, claro, vamos poder aferir nos testes, mas a expectativa é de perda de desempenho em algumas situações.

Continua após a publicidade

O propulsor pode ser acoplado a um câmbio automático de seis marchas e, agora, pela primeira vez, vai ganhar um câmbio manual de cinco marchas dentro de sua linha com motor turbo. Algo que deve tornar a condução mais divertida, como era no VW Up!.

Há, também, o conhecido motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm, que equipa as versões de entrada do Novo Polo e também a vindoura variante Polo Track, que substituirá o VW Gol.

Segurança segue em alta

Em termos de conforto e segurança, o Novo Polo possui uma oferta ampla de itens. É equipado com quatro airbags — dois dianteiros e dois laterais — de grandes dimensões. Por isso, nas laterais, as bolsas protegem a cabeça e tórax e restringem o movimento do corpo durante um impacto, elevando significativamente a segurança dos ocupantes, solução parecida com que a Fiat adotou no Pulse e no Fastback.

Continua após a publicidade

Além disso, o pacote de segurança inclui Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Distribuidor Eletrônico de Frenagem (EBD), Controle de Tração, Hill Hold Control, Sistema de frenagem automática pós-colisão e sistema isofix.

Novo Polo: Preços e versões

  • Novo Polo MPI: a partir de R$ 82.990
  • Novo Polo TSI: a partir de R$ 92.990
  • Novo Polo TSI Comfortline: a partir de 102.990
  • Novo Polo TSI Highline: a partir de R$ 109.990