Publicidade

"Novo Uno", Fiat Grande Panda é lançado na Itália

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Julho de 2024 às 12h25

Link copiado!

Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis

O Grande Panda elétrico, anunciado recentemente pela Fiat como o “novo player global” da marca, foi oficialmente lançado na Itália nesta sexta-feira (12) como grande estrela da comemoração dos 125 anos de existência da marca.

Apelidado de “Novo Uno” no Brasil, o carro pode vir futuramente ao país, não apenas para matar a saudade dos fãs do ícone, mas para renovar a linha de dois outros modelos que carecem de uma reestilização por aqui: o Mobi e o Argo.

O objetivo do lançamento do Fiat Grande Panda elétrico é recolocar a marca na briga com rivais que têm investido pesado no segmento dos utilitários acessíveis. Para isso, a italiana pertencente ao Grupo Stellantis aposta suas fichas em um preço agressivo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Apesar de a Fiat não ter divulgado oficialmente os valores de cada versão do Grande Panda, a imprensa local assegura que tanto a variante híbrida quanto a elétrica pura ficarão abaixo dos 25 mil euros (R$ 147 mil, na conversão direta) e deverão partir de 20 mil euros (R$ 118 mil) - preço que, sem impostos, colocaria o Grande Panda na relação dos mais baratos do Brasil.

Como é o Fiat Grande Panda elétrico?

O Fiat Grande Panda foi projetado no centro da marca em Turim, na Itália, e tem como público-alvo famílias que estejam buscando por carros que unam praticidade e eficiência energética.

Produzido na plataforma CMP (mesma da família do Citroën C3), o Grande Panda tem apenas 3,99 metros de comprimento, abaixo da média da categoria, que é de 4,06 m, mas tem capacidade para carregar até 5 pessoas.

O design externo lembra tanto o antigo Panda quanto os modelos recentes do Uno que eram vendidos no Brasil, mas com detalhes que não deixam dúvidas sobre a modernização e evolução do modelo ao longo das mais de quatro décadas de existência lá fora.

As linhas ortogonais criam um visual forte e elegante, enquanto os faróis pixelados em LED combinam com a grade em preto brilhante, também pixelada. As rodas exclusivas dão um tom futurista, enquanto as luzes de circulação diurna (DRLs) transformam-se em indicadores e iluminam alguns dos cubos que surgem como pixels horizontais dispostos em um padrão de tabuleiro de xadrez.

Continua após a publicidade

Fiat Grande Panda: motorização e autonomia

O Fiat Grande Panda lançado na Itália e que, a princípio, será oferecido em mercados da Europa, Oriente Médio e África, terá uma versão híbrida leve, que ainda não teve o powertrain revelado, e uma elétrica pura.

O Grande Panda BEV, por sua vez, terá um motor de 113 cavalos de potência e baterias de 44 kWh, que devem dar autonomia de até 320 quilômetros por carga no ciclo europeu.