Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 motivos para comprar a Nissan Frontier

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Agosto de 2022 às 09h30

Link copiado!

Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

A reportagem do Canaltech já havia sentido a adrenalina de dirigir a Nissan Frontier durante o evento de apresentação da picape japonesa, com direito a se aventurar pelas trilhas da mata fechada em Puerto Iguazu, fronteira do Brasil com a Argentina. E, na época, relatou por aqui que ficou com um gostinho de quero mais.

Agora, depois de passar uma semana de posse do modelo, em sua versão topo de linha, PRO 4X, matamos a vontade e conseguimos reunir, em uma lista, 5 bons motivos para você comprar a Nissan Frontier.

5 - Design

Continua após a publicidade

A reestilização que a Nissan preparou para a linha 2023 da Frontier deixou a picape linda. O conjunto óptico dianteiro, por exemplo, é um show à parte. Ricardo Abe, Gerente Sênior de Produto da montadora, explicou o porquê a marca adotou um visual tão arrojado para os faróis frontais.

“Os faróis agora têm quatro canhões de LED de cada lado. Isso aumenta a eficiência em 20% para farol baixo, e em 30% para farol alto. O farol alto, aliás, se desliga automaticamente à noite, assim que a câmera no para-brisa identifica um carro no sentido contrário. É uma evolução bastante grande”, explicou o executivo.

4 - Tecnologia

Continua após a publicidade

Foi-se o tempo em que as picapes eram carros projetados apenas para encarar trabalhos pesados, sem a preocupação de oferecer conforto ou bons pacotes de infotenimento para os usuários. A Nissan Frontier 2023 é prova disso, e tem na tecnologia o segundo dos 5 motivos para comprar o modelo.

O quadro de instrumentos cresceu, passando de 5 para 7 polegadas e, com isso, melhorando a visualização e a distribuição das funções no painel. A central multimídia, no entanto, permaneceu inalterada, com as mesmas 8 polegadas e a compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay via cabo.

Não dá para deixar de citar o ar-condicionado digital de duas zonas e, claro, o Safety Shield, que é voltado para a segurança (e citaremos logo mais), mas também é enquadrado no quesito tecnologia.

Continua após a publicidade

3 - Segurança ativa

A segurança foi uma preocupação da Nissan no desenvolvimento da nova geração da Frontier. Ricardo Abe, mais uma vez, compartilhou com a reportagem do Canaltech alguns pontos importantes que foram observados na concepção da picape.

“A gente trabalhou muito com a parte de tecnologia dela e com a parte de Safety Shield, voltada para a segurança. Utilizamos câmera no para-brisa, na parte central, e um radar, além de dois radares atrás. A parte de segurança ativa conta ainda com controles de faixa (LDP), que dá um sinal e faz a correção sozinha, caso precise. O carro freia as rodas do lado oposto da faixa que você estiver se aproximando, caso faça isso sem perceber, ou não der seta”.

O pacote de segurança projetado para a nova Nissan Frontier ainda conta com outros recursos que foram introduzidos na versão 2023 e não faziam parte da lista de acessórios das que estão à venda atualmente:

Continua após a publicidade
  • Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW);
  • Assistente Inteligente de Frenagem (FEB);
  • Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (DAA);
  • Assistente de Altura e Intensidade dos Faróis (HBA)
  • Alerta de Ponto Cego (BSW);
  • Assistente Inteligente de Ponto Cego (BSI);
  • Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD);
  • Câmera 360 graus;
  • Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA).

2 - Versatilidade

Apresentada pelos executivos da marca como uma picape que pode “chegar a qualquer lugar”, a Nissan Frontier, realmente, parece preparada para encarar todos os terrenos, tamanha a sua versatilidade.

Continua após a publicidade

Durante o tempo em que ficou emprestada ao Canaltech para a confecção do review e dos demais materiais, ela mostrou ter agilidade o suficiente para ser utilizada no trânsito urbano, potência e desempenho para fazer bonito em rodovias e, claro, força para servir ao seu propósito básico, que é o de carregar carga.

A picape japonesa vem com quatro modos distintos de condução (Standard, Sport, Off Road e Tow). A marca trabalhou forte na calibração de suspensão e amortecedores para dar mais conforto e estabilidade. Mudou o retrovisor para diminuir o barulho de vento e a caçamba está mais funda e mais leve, permitindo abertura e fechamento da tampa com uma mão só.

1 - Consumo / conforto

Continua após a publicidade

Vamos encerrar a lista de 5 motivos para comprar a Nissan Frontier com um combo: Consumo + conforto. Por se tratar de uma picape pesada, com motor biturbo de 190 cavalos, os números registrados no período em que passou com o Canaltech podem ser considerados bastante positivos.

A Nissan Frontier apresentou um consumo aproximado de 9,1 km/l na cidade e de 12,5 km/l em perímetro urbano. Ele é bem similar ao que registram algumas concorrentes, como a Toyota Hilux, a Ford Ranger ou a Chevrolet S10 e, por isso, fecha positivamente nossa listinha.