Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA escolhe startup para criar carro elétrico para astronautas

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Abril de 2022 às 16h10

Link copiado!

Divulgação/Canoo
Divulgação/Canoo
Tudo sobre NASA

Nem Tesla, nem Rivian. A NASA escolheu a startup Canoo para fabricar os carros elétricos que levarão os astronautas do Programa Artemis para a plataforma de lançamento.

A montadora celebrou a oportunidade de fabricar e fornecer os carros que ficarão responsáveis pelo transporte da tripulação em futuras missões à Lua:

“Estamos honrados em transportar a tripulação do Artemis para o local de lançamento para o primeiro pouso lunar humano em mais de 50 anos. A seleção de nossas tecnologias inovadoras pela NASA para levar uma equipe diversificada de astronautas americanos à Lua mostra um grande compromisso com o transporte sustentável”, comentou Tony Aquila, CEO da empresa.
Continua após a publicidade

De acordo com a Canoo, os carros elétricos serão desenvolvidos em cima de seu LV (Lifestyle Vehicle) e deverão ser entregues, no máximo, até junho de 2023. O contrato assinado gira em torno de US$ 150 mil (aproximadamente R$ 700 mil) e prevê a entrega de um veículo para transportar quatro astronautas devidamente equipados, três ocupantes adicionais e um motorista.

“O conforto, a segurança e a função dos astronautas e tripulantes são essenciais para a conclusão bem-sucedida de uma missão. Enfrentar esses desafios no início da fase de projeto acelera o desenvolvimento e geralmente resulta em um produto melhor”, comentou a Canoo.

Startup se junta à Tesla e Rivian

Continua após a publicidade

A Canoo, escolhida pela NASA para fazer parte do Programa Artemis, grava seu nome como terceira fabricante de carros elétricos a participar de projetos envolvendo missões espaciais.

Antes dela, a Tesla, de Elon Musk, transportou tripulações da própria NASA e da SpaceX para as plataformas de lançamento em carros Model X. A Blue Origin, do também magnata Jeff Bezos, optou pela Rivian, mais especificamente pelas picapes R1T, para levar seus passageiros ao foguete antes do lançamento e buscá-los quando a cápsula New Shepard retorna à Terra.

Fonte: Bloomberg, Electrek, Canoo