Blue Origin leva William Shatner ao espaço e o traz de volta em segurança

Blue Origin leva William Shatner ao espaço e o traz de volta em segurança

Por Danielle Cassita | Editado por Patrícia Gnipper | 13 de Outubro de 2021 às 12h25
Blue Origin

Nesta quarta-feira (13), a Blue Origin lançou a missão NS-18, o segundo voo comercial tripulado realizado pelo veículo New Shepard. A tripulação de turistas espaciais contou com o ator William Shatner, de 90 anos, acompanhado por outros três passageiros, que viajaram ao espaço suborbital a 106 km de altitude e experimentaram alguns minutos de sensação de ausência de peso, retornando logo em seguida para a Terra. 

Durante 30 anos, Shatner interpretou o destemido Capitão Kirk, personagem da franquia original de Star Trek, e se tornou hoje a pessoa mais velha a ir ao espaço — até então, o título pertencia a Wally Funk, piloto de 82 anos que fez parte da tripulação do primeiro voo comercial tripulado da Blue Origin, lançado em julho. 

Em seu perfil do Twitter, o ator comentou que não poderia levar seu celular para publicar algum tuíte do espaço, mas afirmou que deixou algo programado para esse momento: “não sei com o que me pareço para o mundo, mas para mim, sempre pareci ter sido um garoto brincando na praia, me divertindo e encontrando uma pedrinha ou concha mais bonitas que o comum, enquanto o grande oceano da verdade está à minha frente, a ser descoberto”.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Junto dele, estavam Audrey Powers, vice-presidente de operações de missão e voo na Blue Origin; Glen de Vries, cofundador da Dassault Systèmes; e, por fim, Chris Boshuizen, cofundador da Planet Labs. A tripulação chegou a Launch Site One, as instalações de lançamentos da empresa no Texas, por volta das 9h (horário de Brasília) para vestir os trajes e se preparar para o voo. Ali, a Blue Origin os presenteou com uma moeda comemorativa do voo. Depois, os turistas espaciais entraram em um veículo Rivian para seguir à torre de lançamento — que, aliás, contou com Jeff Bezos, fundador da Blue Origin, no assento do motorista.

A Blue Origin realizou novas verificações dos sistemas do veículo, que resultaram em um atraso de aproximadamente 30 minutos para o lançamento. Acompanhados por Bezos, os turistas espaciais chegaram à plataforma por volta das 11h, no horário de Brasília e, após subir a torre e posar para fotos e vídeos, entraram na cápsula por volta das 11h05, seguindo aos seus respectivos assentos; Bezos saiu da cápsula e fechou a escotilha às 11h15. Houve uma pausa de mais de 15 minutos na contagem para o lançamento, realizada para a Blue Origin garantir o fechamento correto da escotilha e conduzir checagens finais.

O lançamento aconteceu às 11h50 e o New Shepard seguiu viagem; como este é um veículo suborbital, o sistema não alcança velocidade o suficiente para orbitar a Terra. O propulsor foi separado da cápsula às 11h54 e começou a retornar autonomamente e, enquanto isso, a cápsula seguiu em uma trajetória parabólica acima da Linha de Kárman, uma linha imaginária que estabelece 100 km de altitude como a fronteira do espaço. Naquele momento, os tripulantes puderam se soltar dos cintos em seus assentos para curtir quatro minutos de sensação de ausência de peso  — além de uma vista incrível da Terra e do espaço. 

Às 11h58, cerca de sete minutos após o lançamento, o impulsionador do New Shepard pousou suavemente no solo, completando seu quarto pouso. Já às 11h59, a cápsula seguiu em uma descida controlada, a 26 km/h, com paraquedas auxiliando na desaceleração; os turistas espaciais pousaram em segurança no solo às 12h01. A tripulação saiu da cápsula sorridente, recebida por amigos e familiares, pela equipe de recuperação da Blue Origin e por Jeff Bezos.  

Abaixo, você confere a emoção dos tripulantes durante os minutos de sensação de ausência de peso, flutuando na cápsula enquanto admiram a Terra vista do espaço:

E você pode rever todos os momentos do lançamento no vídeo abaixo:

Fonte: Space.com, The Guardian, The Verge 

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.