Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mercedes-Benz fecha parceria com Stellantis para megafábrica de baterias

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Setembro de 2021 às 17h10

Link copiado!

Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis

Uma nova megafábrica de baterias nasceu e, agora, terá como sócias, além da Stellantis e da TotalEnergies, que já faziam parte do negócio, a alemã Mercedes-Benz. O anúncio da parceria foi feito na segunda-feira (27), com a confirmação de que cada uma contará com 1/3 de participação acionária.

A entrada da montadora alemã no negócio tem como principal objetivo agregar tecnologia e know-how para o desenvolvimento das células de energia. O contrato firmado entre as três empresas visa o aumento da capacidade industrial da ACC para pelo menos 120 GWh até 2030.

Apoiada pelas autoridades francesas, alemãs e europeias, a megafábrica de baterias terá como alvo principal o segmento dos veículos elétricos. Segundo material divulgado pela própria Stellantis, a entrada da Mercedes-Benz na ACC "é uma demonstração clara do progresso industrial e dos méritos do projeto, que se fortalecerá".

Continua após a publicidade

O investimento da ACC na produção de células e módulos de baterias para carros elétricos será de mais de 7 bilhões de euros e contará com subsídos do próprio capital das empresas e de financiamentos. O foco principal estará na segurança, desempenho e competitividade, garantindo o mais alto nível de qualidade e menor pegada de carbono, segundo a Stellantis.

“Ter a Mercedes-Benz se juntando a nós como um novo acionista é um marco importante para a ACC. A Mercedes-Benz trará um voto de confiança em nosso roteiro de tecnologia e competitividade de produtos que fortalece significativamente o potencial de negócios da ACC e sustenta nossos ambiciosos planos de crescimento. Esta é a nossa contribuição para um futuro elétrico e sustentável”, afirmou Yann Vincent, CEO da ACC.

Continua após a publicidade

Ola Källenius, CEO da Daimler AG e Mercedes-Benz AG, também comemorou a entrada da montadora no negócio iniciado em 2020 pela Stellantis e pela TotalEnergies. “Esta nova parceria nos permite garantir o fornecimento, aproveitar as vantagens das economias de escala e fornecer aos nossos clientes tecnologia de bateria superior. Sobretudo, podemos ajudar a garantir que a Europa continue no centro da indústria automobilística”, projetou.

Mais um passo no projeto

Carlos Tavares, CEO da Stellantis, que recentemente revelou planos ousados para a eletrificação de boa parte da frota dos carros sob o guarda-chuva da companhia no mercado dos Estados Unidos, rotulou o anúncio da parceria com a Mercedes como "um novo passo" nesse planejamento.

Continua após a publicidade

“A estratégia de eletrificação da Stellantis está avançando rapidamente, e o anúncio de hoje é o próximo passo em nosso plano de ser o líder automotivo, com todas as 14 marcas comprometidas em oferecer as melhores soluções totalmente eletrificadas que atendam às demandas dos clientes", resumiu. "Este consórcio impulsiona nossa experiência técnica compartilhada e sinergias de fabricação, e continua a garantir que a Stellantis lidere a maneira como o mundo se move da maneira mais eficiente, acessível e sustentável”, completou.

Fonte: Stelllantis