Lecar Model 459 | Conheça o carro elétrico brasileiro liberado para testes
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Lecar é uma fabricante brasileira de carros elétricos que pode até ser desconhecida do grande público, mas tem planos audaciosos assim que conseguir lançar seu primeiro automóvel no mercado: o Model 459.
A nomenclatura similar à utilizada pela Tesla em seus carros, referência mundial no segmento, não é coincidência. Em suas redes sociais, a montadora brasileira não esconde de ninguém qual é sua inspiração e o que pretende alcançar com o Model 459, agora liberado para testes nas ruas.
“Cada detalhe do LECAR 459 foi meticulosamente planejado para oferecer segurança, conforto e um estilo distintivamente brasileiro. Este não é apenas um veículo; é uma expressão de nossa visão para o futuro da mobilidade”, diz a marca em um post no X (antigo Twitter).
De acordo com a Lecar, o projeto do Model 459 contou com a participação dos brasileiros em todas as etapas do processo — desde a concepção digital até a materialização do carro-conceito.
Moderno, brasileiro e “barato”
A ideia do empresário Flavio Figueiredo Assis, CEO da Lecar, é colocar o Model 459 para rodar nas ruas brasileiras o quanto antes. Para isso, o sedan de porte compacto deverá ter sua produção acelerada na planta de Caxias do Sul, cidade próxima a Porto Alegre, na Região Sul do país.
De acordo com a marca, o Model 459 tem na segurança embarcada uma de suas principais características. A tecnologia empregada em sua estrutura é chamada de Sheet Moulding Compound (SMC), com prêmios internacionais de aplicação e de melhor produto de 2016 pela Society of Plastics Engineers (SPE), na Alemanha.
“O projeto se destaca pela ideal posição do motor e pela tração, pelo ponto de gravidade baixo e favorável peso x potência, pela segurança e estabilidade em curvas e, por último, pela potência entregue de imediato pelo motor elétrico ideal selecionado para o projeto. O resultado disso é uma experiência única ao dirigir, proporcionando segurança para você e para a sua família”, diz a marca.
O Model 459, agora liberado para testes, já está disponível para encomendas no site oficial da marca, com preços a partir de R$ 279,4 mil — um pouco mais barato que o BYD Seal. Para levar vantagem sobre o chinês, a aposta brasileira está nas especificações.
Como é o Model 459?
Segundo a Lecar Brasil, o Model 459 tem “visual limpo e diferenciado”, tanto por fora quanto na cabine, que conta com bancos “estilo cadeiras gamers”, volante estilo manche de avião e sistema integrado de luzes com 18 pontos, totalmente controlado pela central multimídia que se assemelha a um tablet gigante.
Os dados oficiais apontam que o carro elétrico 100% brasileiro também terá boas especificações de motorização e autonomia, com a promessa de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e rodar até 400 quilômetros por carga — o suficiente para uma semana —, segundo a marca.
A Lecar informou que o carro poderá ser recarregado em uma tomada simples caseira de 220V em apenas 12 horas, ao custo de R$ 45 por ciclo. Se a recarga for feita nos totens de shoppings, a promessa é regenerar entre 20% e 80% da bateria em um tempo médio de 25 minutos.