Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lamborghini Veneno: um supercarro de outra dimensão

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Janeiro de 2024 às 19h00

Link copiado!

Divulgação/Lamborghini
Divulgação/Lamborghini

Quem é apaixonado por carros, sabe: basta ouvir o nome Lamborghini ser pronunciado para imediatamente imaginar um carro com design belíssimo, luxo, conforto e potência e performance absurdas.

O que dá para imaginar, então, se o carro em questão tiver o nome Lamborghini Veneno? Se você respondeu “um supercarro de outra dimensão”, pode ter a certeza de que não exagerou nem um pouquinho.

O Lamborghini Veneno foi um projeto desenvolvido em 2013 para comemorar os 50 anos da marca que nasceu pelas mãos de Ferruccio Elio Arturo Lamborghini em 1963, na pequena cidade italiana de Sant´Agata Bolognese, situada a apenas 17 km de distância de Maranello, local onde fica a sede da Ferrari.

Continua após a publicidade

Como todo “Lambo” que se preze, o Veneno tem como principais atributos o visual agressivo, o potente motor, o desempenho esportivo e, acima de tudo, a exclusividade que apenas um supercarro pode oferecer aos felizardos clientes.

Por que o nome Lamborghini Veneno?

O nome Veneno foi escolhido para batizar a versão comemorativa aos 50 anos da marca Lamborghini pela mesma razão que inspirou a fabricante a nomear outros modelos esportivos lançados antes do icônico modelo: a admiração por touros, particularmente os que participavam das touradas espanholas.

Continua após a publicidade

O touro Veneno, aliás, ficou famoso por ter matado um toureiro espanhol durante um evento esportivo em 1914. Por conta desse fato, ele é considerado um dos mais ferozes animais que já participaram da tradicional disputa até hoje.

Além do Veneno, outros ferozes animais também foram homenageados pela fabricante de carros esportivos: Diablo, Huracán, Gallardo e, inclusive, Aventador — modelo de superesportivo da marca que inspirou o design do Lamborghini Veneno.

Como é o Lamborghini Veneno?

Continua após a publicidade

Como adiantamos acima em um pequeno spoiler, o design do Lamborghini Veneno foi inspirado no Aventador, um dos modelos mais icônicos da fabricante italiana de supercarros esportivos de luxo.

O modelo de protótipo, como o da foto abaixo, foi chamado de “Zero Car” até o lançamento oficial. Ele apresentava carroceria em fibra de carbono com acabamentos em tons cinzentos, além da bandeira da Itália nas duas laterais.

Posteriormente, foram produzidas apenas três unidades na versão coupé: uma branca, uma verde e uma vermelha, também em alusão direta às cores presentes na bandeira do país europeu em que a marca nasceu.

Continua após a publicidade

Apresentado ao mundo no Salão de Genebra, em 2013, o Lamborghini Veneno tem sob o capô um motor V12 de 6.5 litros aspirado, que entrega ao “corajoso” motorista 760cv de potência e 70,4 kgf/m de torque. As especificações fazem o carro disparar do 0 absoluto aos 100 km/h em 2,9 segundos, além de atingir máximas de 355 km/h.

Para aguentar o tranco, os pneus do Lamborghini Veneno também não podem ser comuns. Os compostos do supercarro são de tamanhos diferentes: 255/30 R20 calçam as rodas dianteiras, enquanto enormes 355/25 R21 dão a sustentação necessária aos pneus traseiros. Os freios, tanto dianteiros quanto traseiros, são a disco (carbono-cerâmica), a tração é integral e o câmbio é automatizado, com 7 velocidades.

Veneno Roadster: para “voar na estrada”

Continua após a publicidade

Há somente três unidades do Lamborghini Veneno produzidas em versão coupé, mas a fabricante italiana também preparou uma série limitada de nove unidades da variante roadster — conversível — do superesportivo.

Segundo a própria marca, o Lamborghini Veneno Roadster, lançado em 2014, foi projetado para “voar na estrada”.

“Este superesportivo é caracterizado por uma aerodinâmica ideal para garantir estabilidade em curvas rápidas e um comportamento semelhante ao de um protótipo de corrida. Tudo isto em um carro pensado para a estrada. O carro perfeito para os amantes da direção esportiva”, diz a montadora, em seu site oficial.

Continua após a publicidade

O Lamborghini Veneno Roadster tem o mesmo V12 de 6.5 litros aspirado sob o capô, mas consegue ser um décimo de segundo mais rápido que a versão tradicional, e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos.

Quanto custa o Lamborghini Veneno?

O Lamborghini Veneno foi lançado por 12 milhões de euros (R$ 63,7 milhões, na conversão atual) em 2013, enquanto a variante Roadster teve um preço “mais acessível”, talvez por ter tido o triplo de unidades produzidas: 3,3 milhões de euros (R$ 17,5 milhões).