Publicidade

Jaguar I-Pace pega fogo durante recarga da bateria

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Agosto de 2022 às 18h30

Link copiado!

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Os carros elétricos estão cada vez mais presentes no mercado, e a tendência é que, dentro de pouco tempo, se tornem maioria nas ruas. Como estão mais em evidência, os problemas e acidentes envolvendo os modelos também tendem a ganhar mais destaque. Como no caso de um Jaguar I-Pace, que pegou fogo enquanto carregava as baterias em uma casa na Flórida, nos Estados Unidos.

O pessoal do Electreck entrou em contato com Gonzalo Salazar, dono do carro modelo 2019, comprado por ele em 2020. E foi o proprietário quem contou, com as próprias palavras, como ocorreu o incidente que reduziu o imponente modelo elétrico da Jaguar às cinzas em questão de minutos.

“Em 16 de junho, liguei o carro antes de ir para a cama. Na manhã de 17 de junho, acordei e desliguei o carro. Mais tarde naquela manhã, saí para fazer algumas tarefas. Eu dirigi cerca de 20 quilômetros naquela manhã antes de voltar para casa e estacionar o carro de volta na garagem, deixando a porta da garagem aberta. Enquanto fazia as coisas em casa, ouvi estalos vindos da garagem. Resolvi ir ver de onde vinham os sons e, ao entrar na garagem, me deparei com uma espessa parede de fumaça. Meu pensamento imediatamente foi: 'Quando há fumaça, há fogo', e eu preciso tirar o carro da garagem da casa”.
Continua após a publicidade

O proprietário do agora destruído Jaguar I-Pace contou ainda que resolveu se arriscar e tirar o carro da garagem mesmo com o excesso de fumaça, já que ficou preocupado que o incêndio pudesse alcançar o resto da casa e, assim, vitimar sua propriedade e os animais que vivem com ele.

“Voltei para casa para pegar meu telefone e também notei que toda a fumaça na garagem agora tinha enchido toda a minha casa porque a unidade de ar-condicionado fica bem ao lado da porta da garagem. Enquanto tentava ventilar minha casa da fumaça, liguei para a assistência na estrada da Jaguar para que eles viessem buscar o carro. Quando terminei a conversa com eles, ouviram-se mais estalos, mas desta vez foram seguidos de fogo debaixo do carro. Liguei para o 911 para ajudar com a situação. Mas esta não foi uma queima lenta, uma vez que o fogo começou, houve vários estouros, e o carro foi engolido pelas chamas rapidamente”.
Continua após a publicidade

Mais casos de incêndio com Jaguar I-Pace

O incidente envolvendo Gonzalo Salazar não foi o primeiro com carros da Jaguar. Segundo levantamento do Electrek, pelo menos outros três do mesmo modelo, I-Pace, também pegaram fogo por causa de problemas, a princípio, causados por defeitos nas células de bateria do carro elétrico.

Continua após a publicidade

O primeiro teria acontecido em 2018, na Holanda, e os outros dois em 2021, um em Oregon, também enquanto carregava em uma garagem, e outro na Hungria, em situação similar. A Jaguar foi questionada pela reportagem a respeito dos incidentes e se há ligação com as células de bateria da LG, as mesmas que já causaram problemas em carros como o Chevrolet Bolt, mas a empresa se recusou a responder “até que a investigação seja concluída”.

Vale lembrar também que, além dos já citados modelos da Jaguar e da Chevrolet, também há notícias de incêndio envolvendo carros elétricos da Tesla, marca considerada referência quando o assunto é eletrificação automotiva. Todos, aparentemente, causados por problemas nas células de bateria.