Exclusivo: Jaguar Land Rover revela planos para o Brasil
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Jaguar Land Rover é uma das montadoras premium com maior aceitação no Brasil. Seus carros são objeto de desejo de muitas pessoas que buscam conforto, luxo, esportividade e, claro, tecnologia. Mas esse sucesso não é à toa: a marca sabe tratar bem o consumidor brasileiro.
- Jaguar Land Rover quer produzir carros elétricos no Brasil
- Jaguar Land Rover busca ajuda de startups brasileiras para avançar no país
Em conversa exclusiva com o Canaltech, François Dossa, diretor executivo, estratégia e sustentabilidade, tratou de colocar os pingos nos is com relação aos planos da montadora britânica para o Brasil — e eles são os melhores possíveis: muito investimento, lançamentos, carros elétricos e atenção especial com os clientes locais.
Brasil na rota dos lançamentos globais
Uma das preocupações de quem é cliente de marcas premium no país é estar alinhado com o que chega na Europa e em outros mercados. Segundo Dossa, esse ponto é fundamental para a Jaguar Land Rover, que olha para o Brasil como um mercado importante não apenas na América do Sul, mas também em âmbito global.
"Quando nosso cliente viaja ele olha os carros nos países e se pergunta se esse produto poderá ser comprado por ele no Brasil. Se não fizermos isso, não podemos ser considerados uma marca global. O Brasil está na lista dos países mais importantes para nós", disse Dossa.
Na prática, a montadora britânica justifica as falas de Dossa. Todos os produtos anunciados pela marca, tanto em Jaguar quanto em Land Rover, estão à venda no Brasil e passam pelo que o executivo chama de "Localização". Todos os carros são pensados para serem vendidos aqui considerando as peculiaridades da praça.
"Não adianta colocarmos aquecedor de bancos e volantes em carros vendidos no Brasil. Temos um público muito interessado em nossos carros e para isso temos que localizar os produtos e nossa fábrica é o grande trunfo para que isso seja feito", explicou Dossa.
A fábrica em questão é a planta da Jaguar Land Rover em Itatiaia/RJ, de onde saem modelos como o Land Rover Discovery Sport, o carro mais vendido da marca por aqui. Segundo Dossa, a ideia é que mais modelos sejam feitos por aqui, incluindo os elétricos.
Eletrificação total no Brasil
Mesmo com algumas empresas apostando em carros híbridos movidos a etanol, a companhia segue a linha de que compensa sim eletrificar completamente os carros vendidos no Brasil. Segundo a empresa, a Jaguar, por exemplo, será 100% elétrica em dois anos, e a Land Rover deve seguir pelo mesmo caminho antes de 2030.
"Entendemos que algumas empresas optem por apostar no etanol, mas o Brasil tem uma matriz energética limpa e consideramos que o ideal é mesmo trazer os carros 100% elétricos para cá", comentou Dossa, ressaltando que a ideia é de também fabricá-los aqui.
Para isso, a empresa deve aumentar seus investimentos na fábrica de Itatiaia e realizar algumas adaptações para reduzir a emissão de gases poluentes, meta importante da marca para o futuro não apenas com os carros. Essa estratégia é chamada internamente de "Reimagine".
"A iniciativa Reimagine se encaixa no que chamamos de Modern Luxure (Luxo Moderno), onde menos é mais. É possível levar carros extremamente luxuosos e tecnológicos, mas com design e propostas simples e fáceis", disse Dossa. Esse projeto está ligado diretamente ao que a Jaguar Land Rover apresentou em São Paulo no mês de abril, no que ela chamou de hub de inovação aberta.
Esse projeto vai contar com colaborações de startups, scaleups e organizações externas em seis pilares estratégicos identificados como prioridades nas áreas de eletrificação, conectividade, serviços digitais, empresa inteligente, manufatura, cadeia de suprimentos e sustentabilidade.
"O primeiro carro 100% elétrico da Land Rover será lançado em 2024 e a Jaguar, em dois anos, será uma marca 100% elétrica, isso tudo além de diversas mudanças que faremos em nossos escritórios e fábricas, sempre buscando reduzir os níveis de emissão de CO²", disse o executivo.
Serviços a caminho
Parte dessas iniciativas da Jaguar Land Rover tem a ver com serviços, como de Car Sharing e assinaturas de veículos. Segundo Dossa, esses planos estão em desenvolvimento e serão lançados em breve, já com modelos recém-lançados da marca, como o Land Rover Defender e o próprio Discovery.
"Alguns clientes da atual geração não querem mais ter o carro, mas gostariam de usufruir do que ele tem a oferecer. Nós devemos lançar algum serviço de aluguel muito em breve aqui no Brasil.