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Influencer coloca placa solar em BYD para ter "energia infinita"; dá certo?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Reprodução/Marksuel Carlos
Reprodução/Marksuel Carlos

A principal dúvida de muita gente sobre carro elétrico ainda é "o que acontece se a bateria acabar no meio do caminho?". Em inglês, há até um termo específico, "range anxiety", que pode ser traduzido livremente como ansiedade da [falta de] autonomia. Mas e se alguém prometesse "energia infinita" para carros 100% elétricos? Isso aconteceu no Brasil e viralizou na internet.

Não tem nem uma semana que o influencer Marksuel Carlos (ou @cvdicasbrasil no Instagram) postou mais um de seus vídeos a bordo do BYD Yuan Plus. Entre dicas de uso e um certo deboche com a autonomia do SUV elétrico chinês, um deles passou das 6,2 milhões de visualizações no momento da publicação deste texto, sem contar interações e republicações.

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Gambiarra "made in Brasil"

Carlos é da área da indústria gráfica e comunicação visual, e sobe vídeos bem explicativos, divertidos e ainda mais no hype quando trata desses assuntos (um deles, com um passo a passo sobre luminoso neon, passa dos 8 milhões de views).

Mas a polêmica mora mesmo é no material sobre carros. Carlos se diz um apaixonado pelo SUV-cupê esportivo BMW X6, mas enquanto não consegue comprar o modelo alemão, tenta ampliar a autonomia do Yuan Plus com um gerador a combustão instalado no banco traseiro. Ou dar mais versatilidade ao modelo usando seu bocal de recarga como tomada para... uma churrasqueira elétrica.

Voltando ao vídeo de uma semana atrás, Carlos afirma que "BYD agora é [SIC] energia infinita", antes de apresentar o passo a passo de como fez isso, mostra uma placa solar residencial instalada no teto do carro, segundo ele, contribuindo até com a "aerodinâmica" do SUV.

Depois, parece instalar um inversor de corrente a metros de cabo no banco traseiro. Neste aparelho, conecta um carregador portátil e, finalmente, pluga o adaptador ao bocal de recarga do Yuan Plus, antes de mostrar os displays de todos os aparelhos e do próprio BYD para "provar" que o carro está tendo a bateria recarregada. O vídeo de menos de 1 minuto termina com uma voltinha do SUV com placa solar no teto, que agora "tem energia para sempre e de graça".

Placa solar funciona no carro elétrico?

Talvez pelo tamanho da repercussão, Carlos colocou parênteses logo abaixo da descrição do vídeo: "Lembrando: é uma brincadeira, o BYD não aceita carregar enquanto anda". Ainda assim, muita gente segue na dúvida: um projeto assim funcionaria de verdade se fosse executado com maestria?

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O Canaltech entrevistou dois profissionais sobre o assunto para solucionar esse dilema: Cassio Pagliarini, engenheiro e consultor da Bright Consulting, especialista em mobilidade urbana e veículos elétricos; Helder Almeida, coordenador do curso de engenharia do Ibmec-BH; e a própria BYD Brasil. Procuramos também o Detran-SP para entender se é permitido circular com esse tipo de adaptação caseira no carro.

BYD se manifesta

De cara, vamos ficar com a declaração da fabricante, que foi direta ao invalidar o funcionamento da adaptação por um princípio básico: há uma programação de segurança que impede veículos elétricos da BYD a se movimentarem enquanto a recarga das baterias acontece. Ou seja, os parênteses no vídeo eram mesmo necessários.

Além disso, a marca chinesa é categórica ao afirmar que modificações feitas por terceiros no veículo podem invalidar a garantia:

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"A companhia reforça que toda e qualquer alteração feita no veículo não é recomendada pela BYD e implica em perda de garantia do veículo, podendo colocar em risco a segurança dos ocupantes do carro", aponta a declaração enviada ao Canaltech.

Spoiler: placa solar residencial é para residências

Questões legais à parte, quem gasta meia-hora no perfil de Carlos acaba percebendo que ele não é leigo em projetos de marcenaria, tem trato com conexões elétricas de pequeno porte e até mesmo eletrônica. Com isso, fica a questão sobre a viabilidade do restante do projeto: com o carro parado, seria possível usar painel solar como fonte permanente de energia?

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Ambos especialistas em engenharia elétrica consultados pelo Canaltech descartaram a possibilidade imediatamente, tanto por motivos práticos, quanto pelas leis da Física.

Segundo o professor Almeida, do IBMEC-MG, mesmo sob sol intenso, a placa solar não entregaria a mesma autonomia ao carro, uma vez que qualquer mudança de direção do veículo reduziria também a quantidade de energia captada pelo painel fotovoltaico. Além disso, ela deveria ser instalada com algum grau de inclinação, nunca paralela ao teto do carro.

"Tecnicamente não é viável. Essas placas são placas estáticas. Foram concebidas para ficarem em estruturas físicas prediais, paradas [...]. Quando o carro se movimenta, mesmo que houvesse uma inclinação, o mero ato de mudar de direção reduziria a quantidade de luz e de energia captada", explicou Almeida. "Precisaria de muito mais tempo de sol ou de muito mais placas para se conseguir locomover um veículo".

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Sem força o bastante

Já Pagliarini explica que mesmo considerando a incidência de luz solar de forma perfeita, "no verão, com sol a pino", a placa jamais forneceria energia suficiente ao carro. Tudo por conta da potência específica disponível.

Mesmo sendo praticamente do tamanho do SUV (o Yuan Plus tem 4,45 m de comprimento por 1,87 m de largura), o painel solar residencial conseguiria entregar 600 vezes menos potência de recarga do que o necessário, calcula.

Conforme a BYD, o Yuan Plus tem motor elétrico de 204 cavalos alimentado por baterias de íons fosfato de ferro (LFP) com 60,48 kWh de capacidade. Traduzindo: o conjunto da BYD tem eletricidade o bastante para fornecer mais de 60 mil watts de potência (energia) ao motor do carro ao longo de uma hora.

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"Se você tivesse uma placa solar do tamanho de um teto do carro, ela ia carregar, no máximo, 100 watts, menos que isso até, com sol a pino. Seria o suficiente para fazer funcionar uma televisão de tela não muito grande, nunca o carro", afirmou Pagliarini.

O consultor explica que mesmo carregador de parede (wallbox), que geralmente tem 3,3 kW de capacidade (3.300 watts), quando conectado a uma rede residencial de baixa tensão (110 ou 220V), leva até 12 horas para recarregar totalmente um modelo como este.

Um carregador de alta potência, do tipo DC e com 80 kW (80 mil watts) de potência, daria conta do recado em menos de 1h. Mas nunca uma placa solar sozinha.

Esta levaria de 12 a até 33 vezes mais tempo para recarregar o BYD Yuan Plus. Ou seja, 33 vezes o período de 12 horas, ou quase 400h. Seriam mais de 33 dias para chegar ao mesmo resultado.

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De novo: 33 dias com o carro parado, sem se movimentar e sem gastar energia.

Protótipos de engenharia conseguem

Mas qual o segredo para protótipos de escolas de engenharia conseguirem andar, participar de disputa e até ganharem prêmios, sendo abastecidos apenas com a energia obtida por meio de painéis solares? Você certamente já viu um desses protótipos aqui mesmo no Canaltech.

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Segundo Pagliarini, é questão de escala: um protótipo pequeno, extramente aerodinâmico, utiliza materiais ultraleves e não tem qualquer compromisso em oferecer a comodidade de carro de passeio, que tem ar-condicionado, muito espaço, estruturas de segurança e pode andar acima dos 100 km/h, mesmo pesando 1.700 km, como o Yuan Plus:

"[O protótipo] geralmente usa estrutura de madeira, motorzinho elétrico pequeno, só o banco do motorista, sem carroceria e, às vezes, têm até uma estrutura extra para os painéis solares. Mesmo assim, o sol começou a diminuir, ele não tem mais potência para andar nem a 20 km por hora".

Cuidado com as gambiarras

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Almeida ainda alerta sobre o conteúdo dos outros vídeos de Marksuel Carlos, ponderando que alguns usos de implementos elétricos podem colocar vidas em risco, uma vez que geradores, inversores e sistemas de carros elétricos operam a tensões elevadas.

Falando mais uma vez do SUV, temos um sistema elétrico de 400 V e alta potência. O professor ressalta que o correto é seguir a orientação do fabricante, uma vez que tamanha potência pode "levar uma pessoa a correr risco de morte", mesmo com noção de engenharia elétrica.

"Poderia ter uma sobrecarga no sistema, ou até mesmo em uma situação hipotética o carro pode explodir, entrar em alta temperatura e iniciar uma chama ou propagação de um incêndio", afirmou. "O risco está presente, independente da pessoa estar fazendo uma instalação correta ou não".

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Quanto vale o show? Multa e 5 pontos na CNH

Com a questão técnica resolvida, procuramos o Detran-SP para saber se o carro com as modificações do vídeo poderiam circular normalmente. Os Departamentos Estaduais de Trânsito respondem pela fiscalização e segurança em ruas e estradas do país.

A resposta do órgão é taxativa: o condutor de um carro nas condições do vídeo está cometendo uma infração média ao artigo 135 do CTB (Código Brasileiro de Trânsito). Assim, poderia ser multado e receber 5 pontos na CNH, caso flagrado em blitz de trânsito ou por câmera de fiscalização.

"Tal condutada seria autuada de acordo com o CTB por estar conduzindo carga nas partes externas do veículo. Caso flagrado por um agente de trânsito ou aparelho eletrônico regulamentado, o condutor seria penalizado com multa no valor de R$ 195,23, além de 5 pontos na CNH", respondeu o Detran-SP por e-mail.

Ainda segundo o departamento, "resolução do Contran 955/2022 ainda reforça que todos os acessórios, como cabos, correntes, lonas, que sirvam para acondicionar, proteger e fixar a carga deverão estar devidamente ancorados e atender aos requisitos que regulamentem o transporte de tipo de específicos de carga".