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ID.5 e ID.5 GTX: Família elétrica Volkswagen cresce com dois novos coupês

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Novembro de 2021 às 17h30

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Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen
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A Volkswagen segue firme no projeto Way to Zero, planejado para tornar a marca neutra em emissão de CO2 até 2050. Nesta quarta-feira (3), a montadora apresentou em Wolfsburg, na Alemanha, os dois novos membros de seu line-up elétrico: o ID.5 e o ID.5 GTX. O CEO Ralf Brandstätter apostou alto no sucesso da dupla.

“O ID.5 é elétrico, esportivo e elegante. Nosso coupé SUV premium com tração totalmente elétrica registra outro marco em nossa estratégia de aceleração. Estamos entrando em um segmento de mercado totalmente novo com este modelo. Ele oferece prazer de direção localmente neutro em carbono para um grupo de clientes exigentes”, explicou.
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Assim como os já lançados ID.3 e ID.4, que em breve deverão aparecer também no mercado brasileiro, o ID.5 foi construído na plataforma MEB. Por isso, segundo Jozef Kabaň, chefe da Volkswagen Design, consegue alinhar aerodinâmica, desempenho e espaço interno em um único produto.

“O ID.5 é a carroceria do futuro: aerodinâmica, expressiva, esportiva e, graças ao MEB, com saliências curtas. É assim que conseguimos garantir um interior espaçoso, apesar da linha dinâmica do teto. Isso simplesmente não era possível antes”, comentou o executivo responsável pelo “jeitão invocado” dos novos carros elétricos da montadora.

Motorização e autonomia

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Segundo a Volkswagen, os novos membros da família elétrica serão oferecidos em versões com tração dianteira ou integral. O ID.5 será movido por um motor elétrico na parte traseira. A tração nas quatro rodas de motor duplo do ID.5 GTX será alimentada por um e-motor nos eixos dianteiro e traseiro. A chamada ID.5 Pro, de entrada, conta com um motor elétrico na parte traseira, com uma potência de 174 cv (128 kW).

No ID.5 Pro Performance, o motor traseiro tem uma potência de 204 cv (150 kW). No ID.5 GTX, oferecido com tração integral, um motor elétrico funciona no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. Os dois motores darão uma potência máxima de 299 cv (220 kW), capazes de acelerar o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos, e alcançando uma velocidade máxima de 180 km/h.

A autonomia do ID.5 e do ID.5 GTX, segundo a montadora, pode alcançar até 520 quilômetros. A Volkswagen revelou que todos os motores do utilizam uma bateria de longa duração, que pode armazenar 77 kWh de energia. O modelo topo de linha, ID.5 GTX com tração integral, tem uma autonomia prevista um pouco mais modesta, de 480 km (WLTP).

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Em relação ao carregamento, os modelos ID.5 podem trabalhar com potência de até 11 kW em um ponto de carga com corrente alternada ou em uma estação de carga doméstica. O ID. Charger, a estação de carga doméstica da Volkswagen, oferece novas funções junto com um sistema de gerenciamento de energia doméstica (HEMS).

De acordo com a marca, ele funciona com carregamento em horários de baixo custo ou com energia solar, se houver uma instalação fotovoltaica. “Além disso, no futuro também será possível usar a carga bidirecional, de modo que a eletricidade da bateria possa voltar ao grid da rede doméstica”, revelou a montadora.

Tecnologia

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O ID.5 e o ID.5 GTX, como não poderia deixar de ser, também carregam alta tecnologia, tanto em segurança quanto em infotenimento. O que promete chamar a atenção é um sistema de “boas-vindas” ao motorista, como informou a marca. Segundo a fabricante, o recurso percebe a aproximação do motorista com a chave e, a partir daí, os faróis dianteiros e traseiros se acendem com uma sequência de luzes, enquanto os retrovisores externos projetam a “impressão digital” da família ID. no chão.

Por dentro, o “show de luzes” continua, segundo a montadora alemã. A iluminação também desempenha um papel essencial no interior do veículo. A luz ambiente no revestimento interior do teto, no painel, nas portas e próximo dos pés podem ser configuradas em muitas cores. Na mesma linha há também o recurso chamado de ID. Light.

Ao acioná-lo, a faixa de iluminação abaixo do para-brisas faz parte do sistema de luz ambiente e também serve para contribuir com a interface homem-máquina (HMI). Com seus pulsos de luz diferentes, o ID. Light sinaliza se o veículo está pronto para partir, em que direção (de acordo com a navegação), ou se a bateria está sendo carregada no momento.

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Além disso, o ID. Light fornece assistência em situações de perigo. Ele informa e avisa o motorista e demais ocupantes do veículo com sinais luminosos, por exemplo, no caso de veículos em um ponto cego ou quando existe uma situação de frenagem inesperada no trânsito. O ID. Light também pode indicar quando o motorista precisa se deslocar para outra faixa de rodagem antes de sair da rodovia ou se deve tirar o pé do acelerador para não ultrapassar os limites de velocidade.

Ainda não há informações sobre os preços que a Volkswagen cobrará pelo ID.5 e pelo ID.5 GTX, nem se eles desembarcarão no Brasil em um futuro próximo. A chegada dos modelos aos mercados da Europa está prevista para o ano que vem, mas também sem uma data específica.

Fonte: Volkswagen