Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hyundai Ioniq 5 tira CNH de primeira sem ajuda de motorista

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Abril de 2024 às 07h30

Link copiado!

Divulgação/Hyundai
Divulgação/Hyundai

A Hyundai sabe que muitas pessoas ainda resistem em confiar por completo em um carro 100% autônomo, ou seja, que roda sem a presença de um motorista humano a bordo. Para minimizar isso, a marca resolveu colocar um robotáxi em uma “prova de fogo”.

Um vídeo no YouTube mostra um Ioniq 5, modelo 100% elétrico e adaptado para funcionar como robotáxi, passar por um exame de direção pelas ruas de Las Vegas. A ideia é ver se, ao final do percurso, o carro sem motorista conseguiria “tirar sua CNH”.

Para mostrar que não se tratava de uma ação comercial, a Hyundai convidou Kandice Jones, uma examinadora com 25 anos de experiência no DMV (órgão similar ao Detran) para avaliar o teste dentro do carro, no banco do passageiro.

Continua após a publicidade

A profissional é considerada linha-dura com seus alunos, pois tem taxa de aprovação de apenas 16% na carreira. Ela ficou incumbida de avaliar como o robotáxi autônomo se sairia em pontos como troca de faixa ou precisão nas paradas.

Robotáxi passou de primeira

Ao final do teste, nem mesmo a rigidez da avaliadora foi capaz de reprovar o Ioniq 5 autônomo e impedir o robotáxi da Hyundai de “tirar sua CNH”.

O carro autônomo desenvolvido em parceria com a Motional saiu-se muito bem nos mesmos testes que as autoescolas costumam aplicar em motoristas humanos e, ao final do percurso, teve concedido seu “direito de dirigir”.

É claro que a “CNH” emitida ao robotáxi foi apenas simbólica e não tem valor legal, mas, sem dúvida, pode ser um passo importante para impulsionar o setor, que ainda causa dúvidas nas pessoas por conta do alto número de incidentes envolvendo carros autônomos.