Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hora do adeus: BMW vai aposentar seu primeiro carro 100% elétrico

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Fevereiro de 2022 às 09h15

Link copiado!

Divulgação/BMW
Divulgação/BMW
Tudo sobre BMW

A BMW confirmou que o BMW i3, seu primeiro carro elétrico de produção em massa, será aposentado ainda em 2022. Segundo a montadora bávara, a última unidade do compacto zero emissão sairá da fábrica de Leipzig, na Alemanha, no final do mês de julho.

A companhia diz entender que a atual linha de carros elétricos está bem servida e não faz sentido manter o conceito do i3 em funcionamento. Tanto que, para substituí-lo, a montadora revelou que vai trazer uma versão elétrica do BMW X1, seu SUV de entrada e que faz um tremendo sucesso na Europa e no Brasil.

A BMW quer, até o final de 2022, oferecer ao mercado seis carros elétricos, englobando também os carros da MINI. Já foram anunciados, por exemplo, os SUVs iX, já confirmado no Brasil, e iX3, além do coupé i4. Já na marca britânica, o modelo em produção é o MINI Cooper S E.

Continua após a publicidade

O BMW i3

No mercado desde 2013 e com mais de 250 mil unidades vendidas em todo o mundo, o BMW i3 foi um marco na história da montadora alemã, sendo seu primeiro conceito de carro elétrico lançado para venda direta ao público. Mesmo com um tanque de gasolina para emergências (em sua primeira versão), o modelo foi, sim, o primeiro veículo totalmente eletrificado da marca.

Seus diferenciais, além da motorização elétrica, também estavam distribuídos por sua construção, que tinha como ideia ser "verde", ou seja, com agressão mínima ao meio ambiente. Toda a carcaça foi cortada e moldada com jatos d'água e o material era composto por fibra de carbono e alumínio.

Continua após a publicidade

Já no interior, os tecidos eram reciclados, os revestimentos internos traziam fibras de coco e o painel empregava peças de bambu, que davam ainda mais requinte e sensação de bem-estar.

Em termos de tecnologia, o i3 também não fazia feio e trazia, entre outros itens, o assistente de balizas, alerta de mudança de faixa com correção, alerta de colisão frontal e a frenagem automática de emergência. O modelo também vinha acompanhado do pacote de concierge e recuperação veicular da BMW, um dos melhores do mercado.

Continua após a publicidade

Já no quesito comportamento e desempenho, o i3 se destaca pelo motor elétrico capaz de gerar 170cv e 25kgf/m de torque imediato, proporcionando um 0 a 100 km/h de 7,2 segundos. A autonomia fica na casa dos 330km.

Disponível no Brasil por preços na casa dos R$ 315 mil, o BMW i3 também deve ser aposentado em nosso mercado, já que é importado diretamente da Europa.

Fonte: Electrek