Honda paralisa produção do HR-V e City no Brasil
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

A Honda anunciou que vai interromper a fabricação do HR-V e do City entre os dias 3 e 14 de outubro. Segundo a montadora japonesa, o atraso na entrega de um carregamento de semicondutores forçou essa decisão, que já havia sido tomada em outro período, entre 15 e 23 de setembro.
Além do SUV e das versões hatch e sedan do modelo compacto, a Honda vai paralisar a fabricação do Honda WR-V, o crossover derivado do aposentado Fit, mas que é feito somente para exportação. Todos esses modelos são feitos na planta de Itirapina, no interior de São Paulo, de onde também saem motores.
Ao contrário de outras montadoras que, diante da crise dos semicondutores preferiram continuar a produção dos carros, mas sem itens essenciais do ponto de vista de conectividade, como conexão Bluetooth, por exemplo, item trivial na maioria dos veículos de passeio, a Honda optou por suspender as atividades até que novos carregamentos cheguem.
Tanto HR-V quanto o City compartilham vários componentes internos, como a central multimídia e o pacote Honda Sensing, que dá aos modelos recursos como alerta de colisão frontal, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e comutação automática dos faróis.
Segundo a Honda, apenas mil funcionários serão afetados nessa paralisação temporária, com o período de "folga" acrescido no banco de horas. Os demais empregados da planta, que atuam em outras funções, seguem seus trabalhos normalmente.