Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Haval H6 sofre pane na China e “prende” motorista por 500 km

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Dezembro de 2022 às 16h30

Link copiado!

Divulgação/GWM
Divulgação/GWM

O Haval H6, SUV híbrido que a Great Wall Motor (GWM) trará ao Brasil no início de 2023, e que o Canaltechjá teve a oportunidade de experimentar, sofreu uma pane no sistema de controle de cruzeiro que levou o carro às manchetes dos sites especializados na China. E colocou um motorista em uma tremenda saia-justa.

Segundo informações do Auto Home, o motorista, identificado como Sr. Luo, programou o controle de cruzeiro de seu Haval H6 para trafegar a uma velocidade de 100 km/h na rodovia que liga Pequim a Hong Kong durante um percurso de cerca de 200 quilômetros, entre Changsha, na província de Hunan, e Yichun, em Jiangxi. O previsto, portanto, era rodar por aproximadamente duas horas, sem grandes sustos. Mas não foi bem isso que aconteceu…

Continua após a publicidade

Em seu relato, o motorista contou que, por volta da metade da viagem, percebeu que o carro não atendia aos comandos de frenagem, ou seja, não diminuía a velocidade e nem cancelava os comandos no controle de cruzeiro.

Assustado, Luo revelou ter chorado um pouco antes de se reequilibrar e acionar a polícia rodoviária local. E o que aconteceu depois remete ao roteiro de um filme que fez muito sucesso nos cinemas, estrelado por Keanu Reeves e Sandra Bullock, em meados dos anos 1990: Velocidade Máxima.

Haval H6 virou “estrela de filme”

Continua após a publicidade

Assim como no caso da produção hollywoodiana lançada em 1994, na qual Reeves não podia diminuir a velocidade de um ônibus ou uma bomba mandaria o veículo pelos ares, Sr. Luo recebeu escolta policial para que pudesse continuar rodando com o Haval H6 sem colocar outras pessoas ou a si próprio em risco.

Durante o trajeto, algumas tentativas foram feitas para solucionar o problema, mas nem mesmo os engenheiros da GWM foram capazes de encontrar uma forma de cancelar o comando do controle de cruzeiro e, com isso, parar o carro remotamente. A solução foi rodar, rodar e rodar… até a gasolina do híbrido chegar ao fim, 500 quilômetros depois.

No final, o Sr. Luo recebeu atendimento médico para se recuperar do susto, enquanto o Haval H6 foi devidamente recolhido e mandado para a oficina, a fim de passar por uma minuciosa inspeção no sistema de freios, piloto automático e controle de cruzeiro.