Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Governo japonês cria supergrupo para construir carros voadores

Por| 27 de Agosto de 2018 às 09h17

Link copiado!

Governo japonês cria supergrupo para construir carros voadores
Governo japonês cria supergrupo para construir carros voadores

A indústria automotiva japonesa aparenta estar pronta para alçar novos voos. Sob as asas do governo japonês, o país está criando um supergrupo industrial com o objetivo de construir carros voadores nos próximos dez anos.

O grupo será inicialmente constituído de 21 empresas e organizações, incluindo gigantes como Uber, Boeing, Airbus, NEC, Cartivator (startup focada em construir carros voadores que é financiada pela Toyota), ANA Holdings, Japan Airlines e Yamato Holding. A iniciativa foi anunciada na última sexta-feira (24) pelo Ministro do Comércio de Tóquio.

Segundo declaração do ministro, o governo japonês irá auxiliar essas empresas a realizarem todo o conceito de carros voadores e criar regras aceitáveis para a produção e utilização desses veículos.

Assim como na aviação, esses carros precisarão conseguir a aprovação de diversas agências reguladoras antes que possam ser liberados para venda, em um processo que pode demorar anos. E, como o Japão demorou para iniciar o desenvolvimento de carros elétricos e de veículos autônomos, o governo do país acredita que é necessário fazer todo o possível para que o país não se atrase também no desenvolvimento de automóveis voadores.

Continua após a publicidade

De acordo com Hiroshige Seko, Ministro da Economia do Japão, os carros voadores poderão ser usados para diminuir o trânsito nas cidades, auxiliar o acesso a ilhas remotas e áreas de montanhas no caso de desastres naturais, ou serem usados até mesmo para atraírem turistas.

Apesar dos esforços do governo, o Japão não é o primeiro a entrar na corrida pelo primeiro carro voador. A Uber irá investir € 20 milhões durante os próximos cinco anos em sua nova fábrica em Paris. O objetivo é iniciar operações comerciais de carros voadores a partir de 2023. Enquanto isso, a Kitty Hawk, uma startup da Califórnia fundada por Larry Page (o cofundador da Google), mostrou em junho um protótipo de carro voador para um único passageiro.

Outras empresas interessadas em desenvolver carros voadores são Volkswagen, Daimler e Geely Automobile. Apesar dos esforços do governo, nenhuma empresa automobilística japonesa demonstrou interesse em desenvolver carros voadores até agora.

Fonte: Bloomberg