Gol Linhas Aéreas compra carros voadores elétricos para te levar ao aeroporto

Gol Linhas Aéreas compra carros voadores elétricos para te levar ao aeroporto

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 22 de Setembro de 2021 às 16h50
Divulgação/ Gol Linhas Aéreas

A Gol Linhas Aéreas é mais uma companhia aérea que investirá nos carros voadores elétricos. Segundo a empresa, foi finalizado um acordo de compra de 250 unidades (podendo chegar a 1.000) do VA-X4 eVTOL, um dos modelos de eVTOLs (veículos elétricos com decolagem vertical) em processo mais avançado de desenvolvimento e homologação. Mesmo sem revelar valores, trata-se de um investimento ousado da empresa brasileira, que vai usar esses veículos para um fim bem específico: levar você ao aeroporto.

O VA-X4 eVTOL, fabricado pela britânica Vertical Aerospace, tem suas peculiaridades e promete ser um ótimo produto dentro desse promissor mercado de carros voadores. Sua autonomia de 160km e velocidade de cruzeiro de 320km/h mostram que ele pode ser capaz de operar até em voos regionais, sobretudo aqueles em centros urbanos gigantescos, como a Grande São Paulo, por exemplo. Mas a grande sacada é ter a tecnologia necessária para te levar aos principais aeroportos, evitando que você fique preso no trânsito e não tenha que gastar rios de dinheiro com helicópteros. 

O negócio envolvendo os carros voadores será feito entre a Gol e a Comporte, que são empresas do mesmo grupo. No caso da Comporte, ela será responsável pela logística operacional desses eVTOLs, portanto, se a Gol decidir ampliar o serviço de carona para outro tipo de rota, como dentro das próprias cidades, será a parceira quem terá de criar o ambiente favorável para isso. Para efeito de comparação, a Azul Linhas Aéreas vai oferecer trajetos mais variados com o mesmo tipo de veículo. 

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

“As possibilidades vão muito além dos passageiros e dependem da criatividade do grupo. Mas essa não é uma decisão que cabe a nós e sim ao Grupo Comporte. Atualmente, nosso empenho é para tornar o projeto viável. Como o business plan ainda será estudado, é cedo para dizer se realmente apostaremos em outros serviços”, diz Sérgio Quito, chairman do Conselho de Segurança Operacional da Gol, em entrevista à Exame. 

Cronograma

A Gol não quis cravar a data exata para que as operações com o VA-X4 iniciem, mas já tem um cronograma em mente. Segundo a empresa, até 2024 serão 50 unidades em operação, que aumentarão para 250 em 2026. A ideia é chegar em 1.000 carros voadores operando no Brasil todo em 2026. Toda a compra dos carros voadores será intermediado pela Avolon, empresa especializada em leasing de aeronaves

Fonte: GOL

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.