Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Azul Linhas Aéreas anuncia investimento bilionário em carros voadores

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Agosto de 2021 às 17h15

Link copiado!

Divulgação/ Lilium
Divulgação/ Lilium

A Azul Linhas Aéreas deve expandir seus serviços para os táxis voadores urbanos, os chamados carros voadores, veículos elétricos com pouso e decolagem verticais (eVTOLs, em inglês). Em anúncio realizado nesta segunda-feira (2), a companhia aérea revelou uma parceria com a fabricante alemã Lilium, que vai ajudar a empresa brasileira a criar uma malha formada apenas por esses veículos, que possuem diferenciais bem interessantes.

Segundo a Azul, caso a parceria seja, de fato, confirmada, pode movimentar cifras na casa dos US$ 1 bilhão (US$ 5,14 bilhões), já que a companhia aérea brasileira sinalizou a compra de 220 eVTOLs. Com tudo correndo dentro do esperado, a expectativa é de que a empresa passe a operar esses voos nas grandes cidades brasileiras a partir de 2025, ano que também deve ter o lançamento de outros players no mercado — incluindo a Embraer, que desenvolve seu próprio modelo.

"Desde a fundação da Azul, há 13 anos, o mercado de aviação brasileiro dobrou, com a Azul captando quase 60% de crescimento nesse período. Sabemos como criar e fazer crescer novos mercados e, mais uma vez, vimos uma grande oportunidade de mercado trazendo a Lilium Jet para o Brasil", disse David Neeleman, CEO e cofundador da Azul Linhas Aéreas, em comunicado. 

Continua após a publicidade

Lilium, Volocopter, Vertical Aerospace e a já citada Embraer são algumas das empresas que devem ser destaques no mercado brasileiro de carros voadores. No caso da fabricante brasileira, alguns negócios já foram fechados com empresas aqui mesmo no Brasil, como a Helisul; e no exterior, como com a Halo, dos Estados Unidos. 

Sobre o eVTOL da Lilium

O modelo escolhido pela Azul é o Lilium Jet, cujo diferencial é ser movido por motores elétricos a jato, e não com rotores. Ele tem capacidade para até sete ocupantes e pode viajar por até 250 quilômetros com uma única carga. Sua velocidade máxima é de 280 km/h e o teto operacional é de 3 mil metros (ou 10 mil pés). Segundo a Lilium, seu jato já foi certificado pelo FAA e pela EASA, órgãos reguladores da aviação nos EUA e Europa, respectivamente. 

Continua após a publicidade

Fonte: Lilium, Investing