Airbus confirma desenvolvimento de carro elétrico voador concorrente da Embraer

Airbus confirma desenvolvimento de carro elétrico voador concorrente da Embraer

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 22 de Setembro de 2021 às 11h30
Divulgação/Airbus

A Airbus também está de olho na mobilidade aérea urbana (UAM) e vai entrar nesse mercado para competir com players importantes, como a Embraer, por exemplo. A fabricante europeia anunciou nesta semana o desenvolvimento do CityAirbus NextGen, seu carro voador elétrico com decolagem vertical pensado para uso nas cidades e que deve atender à população que precisa de locomoções rápidas e estratégicas.

O CityAirbus foi projetado para levar até quatro passageiros com absoluto conforto, como se fosse em um automóvel. Seu funcionamento será silencioso e muito veloz, graças aos propulsores elétricos abrigados nas asas rotativas em formato "V", que funcionarão por meio de oito rotores de alto desempenho. Além disso, o nível de emissões será zero, o que reforça a ideia da empresa de ser neutra em carbono pelos próximos anos.

"Nosso objetivo é cocriar um mercado inteiramente novo que integre de forma sustentável a mobilidade aérea urbana nas cidades, ao mesmo tempo em que aborda as questões ambientais e sociais. A Airbus está convencida de que os verdadeiros desafios são tanto sobre integração urbana, aceitação pública e gerenciamento automatizado de tráfego aéreo, quanto sobre tecnologia de veículos e modelos de negócios. Nós construímos todos os recursos para oferecer um serviço seguro, sustentável e totalmente integrado à sociedade", disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters, em comunicado.

(Imagem: Divulgação/Airbus)

Segundo a Airbus, seu carro voador será desenvolvido para ter autonomia de 80 quilômetros (ou 15 minutos), bateria de 110 kWh e velocidade de cruzeiro de 120 km/h. Com esses números, o CityAirbus pode percorrer as cidades e pousar em vertiportos equipados com carregadores, de modo a construir um itinerário vantajoso para os clientes. O uso para outros serviços além do transporte de passageiros também é possível, como entregas e até socorro em acidentes.

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A fabricante explica que trabalha com anos de pesquisa para criar dois protótipos elétricos de decolagem e pouso vertical, além da tecnologia de som e diminuição de ruídos, já utilizados nos jatos Airbus, como o A320Neo. Os demonstradores criados pela empresa, o Vahana e o próprio CityAirbus, conduziram conjuntamente 242 testes de voo e de solo e voaram cerca de 1.000 km no total.

Quando ele vai voar?

A Airbus se programa para terminar o desenvolvimento do primeiro protótipo em tamanho real nos próximos anos. Se tudo correr como o planejado, é possível que vejamos o CityAirbus NextGen decolar em 2023, com a certificação comercial e produção em massa prevista para 2025.

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