Publicidade

GM desiste do Apple CarPlay e Android Auto em seus carros

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/General Motors
Divulgação/General Motors

Os carros da General Motors podem, em um futuro próximo, não oferecer mais emparelhamento com Apple CarPlay e Android Auto. O motivo alegado por Tim Babbitt, chefe de produto de infotenimento da GM, ao pessoal do MotorTrend foi, no mínimo, inusitado.

De acordo com o executivo da montadora, a decisão não tem qualquer relação com a adesão ao Android Automotive, que já é utilizado como sistema operacional padrão em alguns carros da marca, como o próprio Canaltech conferiu durante testes com o Caddilac Lyriq, em viagem recente aos Estados Unidos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Babbitt alegou que a GM estuda abandonar o emparelhamento com Android Auto e Apple CarPlay por preocupações com a segurança dos usuários. Segundo o chefe de produto de infotenimento da montadora, ambos os sistemas apresentam falhas constantes de conexão, respostas lentas e renderizações ruins.

Esses pontos, na visão do executivo, acabam obrigando o motorista a olhar para a tela do celular com frequência. Com isso, ele deixa de prestar a devida atenção à via em que está dirigindo, colocando em risco a própria segurança e a dos demais.

GM trabalha em sistema próprio

A solução que vem sendo trabalhada pela GM para não deixar os usuários órfãos dos excelentes recursos oferecidos pelos sistemas operacionais mais tradicionais chama-se Ultifi, um software de infotenimento criado pela própria empresa.

O Ultifi reúne, de maneira nativa, alguns dos principais aplicativos oferecidos pelos demais, como Spotify, Google Assistant ou Google Maps, mas com a garantia de uma conexão segura e sem falhas provocadas pelo emparelhamento sem fio.

O passo inicial para “abandonar” Apple CarPlay e Android Auto foi dado no fim de abril, com a entrada da marca na Fundação Eclipse, coalizão responsável por desenvolver códigos abertos para software de veículos. Além da GM, BMW, Mercedes-Benz e Toyota também fazem parte do grupo.

A GM propôs a criação do chamado uProtocol, plataforma que permitiria a comunicação padronizada entre dois ou mais programas, independentemente do sistema operacional ou hardware em que fosse executada. O novo sistema funcionaria por assinatura, com um tempo inicial gratuito para degustação.

Continua após a publicidade

Fonte: MotorTrend