Ford muda estratégia após prejuízo milionário com carros elétricos
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Ford resolveu colocar o pé no freio no que diz respeito à estratégia de lançamento de novos carros elétricos no mercado, inclusive os mais acessíveis. O motivo? Um prejuízo superior a meio milhão de reais por cada EV fabricado no primeiro trimestre de 2024.
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Segundo reportagem da Bloomberg, a montadora vem sofrendo com a baixa demanda nos Estados Unidos e, por isso, interrompeu os pedidos de novas baterias junto às três fornecedoras de acessórios para os EVs da marca (SK On, LG Energy Solution e CATL).
A ideia da montadora é estancar o enorme prejuízo acumulado entre janeiro e março de 2024. A estimativa é que a Ford perdeu US$ 100 mil (R$ 515 mil, na conversão) por carro elétrico produzido no ano, mais do que o dobro do revés registrado no período anterior.
Os relatórios mais recentes apresentados aos investidores apontam que as perdas do setor em 2024 podem ultrapassar a casa dos US$ 5,5 bilhões. Por isso, a companhia resolveu adotar uma série de medidas em relação ao seu futuro elétrico.
Ford faz cortes e adia lançamento de novos elétricos
As novas estratégias da Ford para reduzir os prejuízos incluem diversas mudanças no planejamento voltado para o segmento de carros elétricos.
As principais alterações em relação ao cronograma estabelecido para 2024 são:
- Atraso no lançamento de novos modelos: próximo carro deve chegar só em 2026;
- Redução de até US$ 12 bilhões nos investimentos em BEVs, HEVs e PHEVs;
- Corte nos preços dos carros elétricos que já estão à venda;
- Adiamento na construção de novas fábricas de baterias.
Fonte: Bloomberg