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Ford Maverick | 5 diferenças entre a versão Hybrid e a FX4

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Julho de 2023 às 11h30

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
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A Ford Maverick foi lançada para ser a porta de entrada da montadora norte-americana no mundo de suas picapes. Nos Estados Unidos, o perfil dessa caminhonete é de um veículo mais em conta, focado em um público jovem e que preza pela ótima dirigibilidade.

Aqui no Brasil, a Ford Maverick desembarcou no final de 2021, com sua versão de topo FX4 Lariat, equipada com o motor 2.0 turbo Ecoboost de 253cv e 39,7 kgf/m, o mesmo conjunto que, na época, estava no SUV Ford Bronco e que já fez muito sucesso no Ford Fusion.

Já agora, em 2023, a Ford ampliou a linha da caminhonete apresentando a esperada versão Hybrid Lariat, que tem o conjunto 2.5 aspirado aliado a um motor elétrico. Ambos geram, combinados, 194cv e 28,5 kgf/m. Esse motor também esteve no Fusion Hybrid, ou seja, nenhuma novidade em termos técnicos.

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O Canaltech já testou os dois modelos e vai te contar cinco diferenças entre a Maverick Hybrid e a Maverick FX4.

5. Para-choque

Por ter um apelo mais off-road e invocado do que a versão Hybrid, a Ford Maverick FX4 dispõe de dois ganchos para serem utilizados em caso de necessidade, como um reboque, por exemplo.

4. Rodas

As rodas da versão Hybrid são um pouco maiores do que as da versão FX4. No caso da Maverick eletrificada, as rodas são de aro 18, com um desenho mais voltado para o comportamento urbano, enquanto a versão 2.0 turbo dispõe de rodas aro 17 escurecidas.

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3. Suspensão

Além de ter um apelo off-road mais explícito, a Ford Maverick FX4 tem na suspensão traseira uma enorme vantagem. O equipamento é o conhecido multilink ou multibraço, que deixa as rodas de trás com o acerto independente e muito mais confortável do que o eixo de torção utilizado na Ford Maverick Hybrid.

2. Tração

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A Ford Maverick FX4, como citamos, tem mais capacidades off-road do que a versão híbrida e isso pode ser justificado, claro, pelo tipo de tração. Na variante 2.0 turbo, a caminhonete possui tração integral, com possibilidades de mudança de estilo de condução para adaptação de terreno.

A Maverick Hybrid, por sua vez, tem tração 4x2, com a força vindo na dianteira.

1. Powertrain

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A diferença mais clara entre a Maverick FX4 e a Maverick Hybrid está, claro, no powertrain. A versão a combustão vem com um motor 2.0 turbo de 253cv e 39,7 kgf/m de torque, aliado a um câmbio automático de oito marchas, enquanto a híbrida traz o conjunto composto pelo 2.5 aspirado e a gasolina, com 165cv, aliado a outro elétrico de 128cv. O torque combinado é de 28,5 kgf/m e a potência combinada — e não somada — de 194cv. O câmbio, na variante eletrificada, é um CVT especial para veículos híbridos.

Essa diferença entre os motores se reflete, também, no desempenho e no consumo. Em nossos testes, a Maverick FX4 foi de 0 a 100 km/h em apenas 7,2s, enquanto a Hybrid fez em 8,7s. As médias de gasto de combustível também são bem distintas, com a 2.0 turbo fazendo médias de 6,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, enquanto a eletrificada chegou a marcar 18,5 km/l na estrada e 19,5 km/l na cidade. Após todos os testes (incluindo modo sport e trechos de off-road), porém, a média mista foi de 14 km/l.