Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ford anuncia que irá lançar sua primeira frota de carros autônomos em 2021

Por| 04 de Janeiro de 2019 às 20h19

Link copiado!

Ford anuncia que irá lançar sua primeira frota de carros autônomos em 2021
Ford anuncia que irá lançar sua primeira frota de carros autônomos em 2021
Tudo sobre Ford

Nesta semana, a Ford anunciou aquilo que seus acionistas já esperavam há algum tempo: quando a empresa irá lançar sua primeira linha de carros autônomos. E a resposta a essa pergunta mostra que ela já está bem avançada em suas pesquisas, devendo lançar os primeiros modelos autônomos já em 2021.

De acordo com Sherif Marakby, CEO da Ford Autonomous Vehicles (divisão da empresa voltada para o desenvolvimento de carros autônomos), as primeiras frotas serão focadas na entrega de mercadorias e no setor de carona compartilhada, o que tornará a empresa uma concorrente direta da Uber.

Para o CEO, o principal objetivo da marca é que esses veículos ajudem a solucionar problemas reais das pessoas que procuram por mais acessibilidade, conveniência e preço em conta.

Para desenvolver seus veículos, além de toda sua tecnologia voltada a veículos híbridos de alto rendimento, a empresa fechou uma parceria com a Argo AI, que é quem desenvolve o software que irá controlar esses veículos. Por isso, a equipe de desenvolvimento da Argo tem trabalhado diretamente com as equipes de chassis, motores e transmissão da Ford, para garantir que os sensores instalados no veículo enviem informações exatas sobre tudo o que acontece nele e não perca sua eficiência mesmo após longos períodos de uso.

Continua após a publicidade

Já a administração das frotas (quando elas chegarem ao mercado) ficará por conta da Ford Commercial Solutions (FCS), divisão da empresa criada em 2018 que tem ajudado empresas de transporte a melhorar suas operações através do monitoramento de desempenho de veículos conectados e do gerenciamento das frotas.

A FCS já administra toda a frota de testes de veículos autônomos da empresa em Miami, além de gerenciar o sistema de manutenção dos carros das concessionárias Ford nos EUA. Além disso, o software de gerenciamento da empresa (criado a partir da tecnologia Nuvem de Mobilidade no Transporte, desenvolvido pela Autonomic) já é utilizado por outros aplicativos de transporte para gerenciar suas frotas, como o Chariot (compartilhamento de caronas) e o GoRide (especializado no transporte de idosos).

Para Marakby, o sistema da Ford deverá ajudar principalmente empresas que não vendem tanto quanto poderiam devido à falta de entregadores, como costuma acontecer com pizzarias e lavanderias. A ideia da é que o sistema autônomo da empresa seja algo complementar ao sistema tradicional de entregas, e que possa ser usado por esses estabelecimentos em horários de pico quando os entregadores tradicionais não conseguem dar conta de toda a demanda.

Fonte: Olhar Digital