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Ford Ranger híbrida é a mais forte da linha e chega por R$ 274 mil

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Ford/Divulgação
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A Ford apresenta no IAA Transportation 2024, mais importante feira de veículos comerciais e pesados do mundo, em Hannover (Alemanha), a picape Ranger em configuração híbrida plug-in (PHEV), que entrega 279 cv totais, além de torque de 70 kgfm, a mais forte em toda linha da picape. Além disso, pode andar 50 km no modo 100% elétrico.

Por enquanto, a produção da Ford Ranger PHEV está prevista para a partir de agosto de 2025 e será limitada a Silverton (África do Sul) para abastecer o mercado local, Europa e Oriente Médio.

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Ranger PHEV é a mais forte já feita

Os objetivos da Ranger PHEV servem às metas de emissão de poluentes mais rígidas do mercado europeu, dentre outras regiões. Mas a configuração acaba sendo também mais forte do que a tradicional V6 turbodiesel ou que a esportiva Raptor.

Isso porque a Ranger híbrida utiliza o motor 2.3 Ecoboost a gasolina (similar ao do Mustang de entrada, não disponível no Brasil) junto a um motor elétrico de 75 kW (cerca de 102 cv) e bateria de 11,8 kWh. O resultado são 279 cv de potência combinada e 70,3 kgfm de torque.

No Brasil, a Ranger 3.0 V6 turbodiesel tem 250 cv e 61,2 kgfm. Já a monstruosa Raptor usa V6 de 3 litros, mas a gasolina, entregando bem mais potência, 397 cv, com "apenas" 59,4 kgfm.

50 km no modo elétrico

Essa força extra da Ranger PHEV surge inclusive a baixas velocidades, melhorando consumo e reduzindo emissões por conta do novo câmbio automático de 10 marchas.

Ele é diferente daquele que equipa o Mustang, a F-150 e a própria Ranger puramente a combustão por abrigar também o motor elétrico, além de carregador de 16 amperes e fase única.

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Com 4 modos de condução, incluindo um totalmente elétrico com autonomia de 50 km, a Ranger PHEV pode ter baterias recarregadas em 4 horas.

Esse conjunto de baterias é montado sobre um subchassi para favorecer ângulos de rampa e distância do solo da Ranger, sem comprometer a segurança no off-road.

Completam as credenciais da Ranger híbrida o sistema de tração integral e-4WD, com caixa de reduzida, bloqueio de diferencial traseiro, bem como capacidade de reboque de 3,5 toneladas.

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Como é a Ranger PHEV

Apresentada como série especial de lançamento Stormtrak, a Ranger híbrida plug-in chega em duas cores: Chill Grey (cinza fosco) e Agate Black (preto).

A lista de diferenciais, além da motorização elétrica, inclui rodas de liga-leve de 18 polegadas, grade colmeia pintada de preto brilhante, faróis Full LED do tipo Matrix, rack de caçamba multiuso, assistência eletrônica para uso reboque, sistema de câmeras 360º e sistema de som premium com 10 falantes da B&O.

Na Europa, a caminhonete custará partir de 44.700 euros, sem frete, valor equivalente a R$ 274 mil diretos, sem contar impostos. Naquele mercado, esse valor intermediário está entre as versões de trabalho (com motor de 170 cv) e as mais equipadas e esportivas (V6).

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Brasil vai receber a Ranger híbrida?

No Brasil, a Ranger padrão tem duas motorizações a diesel e preços entre R$ 245 mil e R$ 352 mil. 

A atual geração da picape média da Ford é fabricada em General Pacheco (Argentina), que além de abastecer nosso mercado entrega a Ranger ao restante da América do Sul e Central.

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Globalmente, além de Argentina e África do Sul, há duas linhas de produção na Tailândia (para Ásia e Oceania), além de Michigan (EUA e Canadá).

Este ano, a unidade de Pacheco foi atualizada para produzir localmente também os motores a diesel Panther (2.2 turbo, de entrada) e Lion (3.0 V6 turbo dos modelos de topo), dentro de investimento de mais de R$ 3,5 bilhões feitos nos últimos três anos para acomodar a linha da nova geração da Ranger, com 319 robôs, uso de IA e preceitos de fábrica 4.0.

Embora tenha sido anunciado que a Argentina entregará uma nova Ranger Black ao Brasil neste ano, ainda não há qualquer previsão para a versão Ranger PHEV em nosso mercado, que conta apenas com a Maverick Hybrid da Ford.