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Fim da linha: Hyundai HB20X não será mais produzido

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A fase L7 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2022, fez mais uma vítima no Brasil: o Hyundai HB20X.

Em comunicado enviado à imprensa, a montadora sul-coreana confirmou o fim da linha para a versão aventureira do hatch, que sobreviveu por pouco mais de dois anos no Brasil.

“Sobre o HB20X, a Hyundai Motor Brasil informa que concentrará as vendas da linha HB20 em seus modelos de maior demanda nas versões hatch (HB20) e sedã (HB20S), além das duas gerações do SUV Creta. O Creta Action, com motor 1.6, está em conformidade com a fase L7 do Proconve e seguirá sendo comercializado normalmente”.
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De acordo com a Hyundai, não há estimativa oficial de quantas unidades do HB20X ainda estão disponíveis no mercado, mas ele seguirá à venda enquanto durarem os estoques das concessionárias da marca.

Afinal, o que “matou” o HB20X?

O e-mail enviado pela assessoria da Hyundai à imprensa jogou a culpa da aposentadoria do HB20X para o Proconve, mas a explicação real pode ser um pouquinho diferente.

Afinal, o mesmo motor que era usado no modelo permanecerá em um outro veículo da marca que, ao contrário do hatch aventureiro, não sairá de linha. A versão Action do Hyundai Creta, que não herdou o novo visual do SUV, receberá os ajustes de adequação e, portanto, ficará em conformidade com a fase L7 do Proconve.

A "verdade oculta" pode estar na diferença entre os preços do HB20X Diamond, versão mais completa do hatch aventureiro, e do Creta Action, variante de entrada do SUV que fechou 2021 entre os mais vendidos do País.

Ela é de pouco mais de R$ 5 mil (R$ 97.590 x R$ 102.990) e, diante deste cenário, parece muito mais simples acreditar que a decisão da Hyundai foi estratégica, para impulsionar as vendas do SUV, em especial da antiga geração, do que puramente por conta do Proconve.

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Fonte: Motor1